XP planeja liga de clubes e ambiciona competição com a Premier League

Após captar investidores para comprar clubes como Cruzeiro e Botafogo, XP pretende modificar cenário do esporte no Brasil

Foto: Claudio Belli / Valor

A realocação do futebol brasileiro articulou a inserção do modelo clube-empresa em algumas agremiações locais. Os primeiros alvos foram Cruzeiro, adquirido pelo ex-jogador Ronaldo, e Botafogo, comprado pelo americano John Textor. Apesar de alcançar esses objetivos, empresas como o Banco de Investimentos da XP permanecem na ativa.

 

Em entrevista à Folha de São Paulo, o head do banco com sede na Vila Olímpia, em São Paulo, Pedro Mesquita, revelou que a próxima meta é efetivar a criação da liga de clubes. Acima de tudo, a XP já definiu o investidor e formatou o projeto. De acordo com ele, a proposta almeja alterar o cenário atual do esporte no país.

“Todo mundo é descrente até que o negócio aconteça. Já está acontecendo e o futebol do Brasil vai mudar. A liga vai acontecer e nós queremos ter um projeto”, garantiu o torcedor do Cruzeiro.

Ainda segundo Mesquita, a oferta pode tornar internacional o futebol brasileiro e, a um período mais longo, ser equiparado com a Premier League, o principal torneio nacional de time com maior renda do planeta. Na entrevista, o head da XP considerou acessível mais da metade das 25 principais agremiações do país ser tornarem sociedade anônimas até o final de 2022.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário