O primeiro senso do Ranking Mundial da Fifa na temporada 2022 permaneceu sem modificações representativas no Top 10. No entanto, a edição inicial deste ano expôs ascensão das seleções destaques da Copa Africana de Nações. Campeão do continente, Senegal alcançou a 18ª posição, conquistando assim a sua melhor colocação na história.
Por outro lado, na disputa da ponta da tabela, a seleção brasileira continuou na vice-liderança, com a Bélgica pouco a frente. Enquanto a Canarinho segue com 1823,42 pontos, os belgas selam o primeiro lugar com 1828,45. A vaga na liderança poderia ter sido obtida caso a equipe do técnico Tite ganhasse os dois compromissos finais pelas Eliminatórias Sul-Americanas, diante do Equador e do Paraguai, sobretudo porque a Bélgica não disputou partidas oficiais em janeiro.
Atual campeã mundial, a França sequer alterou sua posição na tabela, permanecendo na terceira colocação. Já a maior rival do Brasil, Argentina, galgou a quarta posição da Inglaterra, que sofreu o descenso para o quinto lugar. A lista dos 10 melhores colocados é composta ainda por: Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca e Holanda.