A largada para a Copa do Brasil 2022 vai ser dada nesta semana com 92 clubes em ação no decorrer da competição. Sem divisões restritas, as equipes estão espalhadas em todas as regiões do país, desde a elite do futebol nacional à Série D. Em síntese, nesta primeira fase, a competição mais democrática do Brasil, terá 8o times divididos em 40 partidas de jogo único.
Os participantes destaques antes mesmo do início desta edição possuem títulos na competição, que são: Criciúma, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Juventude, Santos, Sport e Vasco. Quem atuar como visitante possui a vantagem da classificação por um empate.
De modo oficial, o torneio começa nesta terça-feira (22), às 16h30, com Lagarto-SE x Figueirense, no Estádio Barretão. Aproximadamente três horas depois, URT-MG x Avaí medem forças, às 19h, no Estádio Zama Maciel. Fecham o dia, Cascavel-PR x Ponte Preta, às 21h30, no Estádio Olímpico Regional.
No geral, 17 confrontos estão agendados para acontecer desta terça à quinta e outros 23 na próxima semana. Detentor da maior quantidade de títulos da Copa BR, seis ao todo, o Cruzeiro estreia nesta quarta (23), às 21h30, no Estádio Batistão, diante do Sergipe.
O estado de São Paulo possui o maior número de times participantes, sendo nove dos 8o em atuação neste início da competição. Os clubes que entram em jogo na fase inicial conquistaram as vagas pelos Campeonatos Estaduais, seletivas realizadas nas federações locais e também pelo ranking geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A exemplo do Vitória, outras nove equipes se beneficiaram deste último quesito, como: Santos, Goiás, Coritiba, Ponte Preta, Paraná, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas e Oeste.
Por outro lado, os 12 clubes que vão entrar na terceira fase são os com título regional recente do Norte (Remo) e Nordeste (Bahia), da Série B (Botafogo), e os times com vagas asseguradas para a próxima edição da Copa Libertadores da América: Athletico (campeão da Sul-Americana), Atlético-MG (campeão do Brasileiro e da última Copa do Brasil), Palmeiras (campeão da Libertadores), além das agremiações melhores posicionadas na Série A a partir do segundo lugar: Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Bragantino, Fluminense e América-MG.
Confira os jogos dos oito campeões:
Quarta-feira, 23 de fevereiro, 19h: Salgueiro x Santos, no Estádio Cornélio de Barros
Quarta-feira, 23 de fevereiro, 21h30: Sergipe x Cruzeiro, no Estádio Batistão (Estadual Lourival Baptista)
Quinta-feira, 24 de fevereiro, 15h30: Nova Iguaçu x Criciúma, no Estádio Luso Brasileiro
Terça-feira, 01 de março, 21h30: Mirassol x Grêmio, no Estádio José Maria de Campos Maia (Municipal de Mirassol)
Quarta-feira, 02 de março, 19h: Porto Velho-RO x Juventude, no Estádio Aluizio Ferreira (Aluizão)
Quarta-feira, 02 de março, 19h: Altos-PI x Sport, no Estádio Lindolfo Monteiro
Quarta-feira, 02 de março, 21h30: Ferroviária-SP x Vasco, no Estádio Fonte Luminosa
Quinta-feira, 03 de março, 21h30: Globo FC x Internacional, no Estádio Manoel Dantas Barretto (Barretão)
- A democracia do Bahia pode ser comparada com as eleições partidárias
- Volante do Bahia faz um ano de profissional e diz ter expectativa alta para 2022
- Destaque do Atlético-BA, volante entra no radar do Vitória para Série C
- Vasco confirma acordo de R$ 700 milhões para venda de 70% da SAF
- Adversários do Bahia na Série B, alagoanos se destacam no Nordestão
- Bahia inicia preparação para enfrentar o Sampaio Corrêa na Fonte Nova
- Bahia abre check-in para jogo contra o Sampaio Corrêa pelo Nordestão
- CSA embarca para pegar o Atlético-BA, e Mozart destaca vantagem do empate
- Brasileirão da Série D terá 15 clubes estreantes na edição 2022