Oito campeões disputam a primeira fase da Copa do Brasil 2022

Criciúma, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Juventude, Santos, Sport e Vasco vão ter experiências na fase inicial da competição nacional

A largada para a Copa do Brasil 2022 vai ser dada nesta semana com 92 clubes em ação no decorrer da competição. Sem divisões restritas, as equipes estão espalhadas em todas as regiões do país, desde a elite do futebol nacional à Série D. Em síntese, nesta primeira fase, a competição mais democrática do Brasil, terá 8o times divididos em 40 partidas de jogo único.

 

Os participantes destaques antes mesmo do início desta edição possuem títulos na competição, que são: Criciúma, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Juventude, Santos, Sport e Vasco. Quem atuar como visitante possui a vantagem da classificação por um empate.

De modo oficial, o torneio começa nesta terça-feira (22), às 16h30, com Lagarto-SE x Figueirense, no Estádio Barretão. Aproximadamente três horas depois, URT-MG x Avaí medem forças, às 19h, no Estádio Zama Maciel. Fecham o dia, Cascavel-PR x Ponte Preta, às 21h30, no Estádio Olímpico Regional.

No geral, 17 confrontos estão agendados para acontecer desta terça à quinta e outros 23 na próxima semana. Detentor da maior quantidade de títulos da Copa BR, seis ao todo, o Cruzeiro estreia nesta quarta (23), às 21h30, no Estádio Batistão, diante do Sergipe.

O estado de São Paulo possui o maior número de times participantes, sendo nove dos 8o em atuação neste início da competição. Os clubes que entram em jogo na fase inicial conquistaram as vagas pelos Campeonatos Estaduais, seletivas realizadas nas federações locais e também pelo ranking geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A exemplo do Vitória, outras nove equipes se beneficiaram deste último quesito, como: Santos, Goiás, Coritiba, Ponte Preta, Paraná, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas e Oeste.

Por outro lado, os 12 clubes que vão entrar na terceira fase são os com título regional recente do Norte (Remo) e Nordeste (Bahia), da Série B (Botafogo), e os times com vagas asseguradas para a próxima edição da Copa Libertadores da América: Athletico (campeão da Sul-Americana), Atlético-MG (campeão do Brasileiro e da última Copa do Brasil), Palmeiras (campeão da Libertadores), além das agremiações melhores posicionadas na Série A a partir do segundo lugar: Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Bragantino, Fluminense e América-MG.

Confira os jogos dos oito campeões:

Quarta-feira, 23 de fevereiro, 19h: Salgueiro x Santos, no Estádio Cornélio de Barros

Quarta-feira, 23 de fevereiro, 21h30: Sergipe x Cruzeiro, no Estádio Batistão (Estadual Lourival Baptista)

Quinta-feira, 24 de fevereiro, 15h30: Nova Iguaçu x Criciúma, no Estádio Luso Brasileiro

Terça-feira, 01 de março, 21h30: Mirassol x Grêmio, no Estádio José Maria de Campos Maia (Municipal de Mirassol)

Quarta-feira, 02 de março, 19h: Porto Velho-RO x Juventude, no Estádio Aluizio Ferreira (Aluizão)

Quarta-feira, 02 de março, 19h: Altos-PI x Sport, no Estádio Lindolfo Monteiro

Quarta-feira, 02 de março, 21h30: Ferroviária-SP x Vasco, no Estádio Fonte Luminosa

Quinta-feira, 03 de março, 21h30: Globo FC x Internacional, no Estádio Manoel Dantas Barretto (Barretão)

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário