Decisivo, Rodallega assume protagonismo no Bahia após saída de Gilberto

Atacante colombiano alcança marca de gols de 2021 em 15 jogos a menos que na última temporada

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

O Esporte Clube Bahia entrou em campo 10 vezes neste ano, onde venceu três vezes e empatou quatro, porém, os dois primeiros jogos foram com a equipe sub-23. Dentre as atuações de jogadores remanescentes e novos contratados para essa temporada, o atacante Hugo Rodallega vestiu a capa de “Super-Homem” e assumiu o protagonismo tricolor após a saída do artilheiro Gilberto. O colombiano, que tem contrato até junho, é responsável por 46% dos gols marcados pelo time principal do Bahia. Dos 13 gols anotados pela equipe de Guto Ferreira em oito jogos no ano, Rodallega balançou as redes seis vezes, mas só entrou em campo sete, média excelente.

 

Atuante de forma decisiva em sete partidas, o colombiano só não balançou as redes adversárias em dois, onde o Esquadrão de Aço saiu derrotado. A exemplo da última partida, quando perdeu para o Fortaleza, por 3 a 1, o Tricolor contou com o auxílio de Rodallega em outras ocasiões. Nos empates com o CSA e o Vitória, e nos triunfos sobre o Globo FC e o Campinense.

Se no ano passado, ele precisou de 22 jogos para marcar seis tentos, neste ano, alcançou a meta em somente sete partidas. A boa fase do centroavante persiste desde o jogo de estreia na temporada, frente ao Campinense, no dia 29 de janeiro de 2022. A atuação mais recente que teve participação decisiva dele aconteceu frente ao Leão do Pici, mas a falta de sintonia do restante do elenco impediu uma maior atenção ao sexto gol de Hugo Rodallega na temporada.

“A gente já sabia, desde o ano passado, que a permanência dele, ele assumiria esse protagonismo. Um jogador de Premier League, muitos anos de Premier League, não é qualquer jogador. Jogador com muita bagagem, muita experiência, um cara espetacular dentro do grupo, só puxa para cima, trabalhador ao extremo. O que vocês estão vendo ele fazer não acontece só pelo talento dele, acontece por muito trabalho dele diariamente, é um dos caras que mais trabalham. Ele é um exemplo dentro do grupo, positivo o tempo todo”, disse Guto Ferreira. 

Natural de El Carmelo, na Colômbia, Hugo Rodallega Martínez surgiu no Quindío, da Colômbia e também passou pelo Deportivo Cali no seu país antes de se transferir para o futebol mexicano onde defendeu Monterrey, Atlas e Necaxa. Em 2008, foi contratado pelo Wigan Athletic, da Inglaterra, onde ficou até meados de 2012 quando acertou com o Fulham-ING. Deixou o futebol inglês em 2015 sendo contratado pelo Akhisar, da Turquia.

No futebol turco também defendeu Trabzonspor e Denizlispor. No seu último clube, o Denizlispor, disputou 69 jogos e marcou 20 gols nas duas últimas temporadas. Sua melhor temporada foi em 2015/2016, quando marcou 21 gols em 37 jogos pelo Akhisar. Também acumula convocações para Seleção Colombiana, disputando 44 partidas. Na primeira temporada pelo Bahia, disputou 22 jogos, com 6 gols marcados e 1 assistência.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário