Justiça italiana decretará decisão do caso Robinho nesta quarta

Aos 37 anos de idade, jogador atuou pela última vez na temporada 2019/20, pelo Basaksehir, da Turquia

O processo envolvendo o atacante Robinho e a Justiça segue em andamento. Desta vez, a Corte de Cassação de Roma – última instância da justiça italiana – vai julgar o caso em uma audiência programada para ocorrer na próxima quarta-feira (19), a partir de 10 horas. A pauta do julgamento será referente ao recurso apresentado pela defesa do atleta, segundo o site Uol.

 

A princípio, a defesa busca a alteração da condenação a nove anos de prisão por crime de violência sexual. Nesse sentido, a sentença pode sair no mesmo dia, de forma definitiva. Em caso de condenação, a justiça do país europeu terá a possibilidade de solicitar a extradição do atacante.

Por outro lado, a Constituição Federal brasileira impede a extradição de brasileiros considerados natos. Ainda assim, existe a alternativa de Robinho cumprir a pena de prisão em solo brasileiro. O caso será avaliado por cinco juízes colegiais, e a audiência será pública, onde somente quem possuir o certificado da vacina poderá comparecer.

ENTENDA O CASO

Na madrugada do dia 22 de janeiro de 2013, o atacante Robinho, na época um dos principais jogadores do Milan, esteve na Sio Café, uma conhecida boate de Milão, junto com Ricardo Falco e outros quatro brasileiros. Segundo a denúncia da Procuradoria da cidade, todos eles participaram da violência sexual contra uma mulher de origem albanesa.

Amigos do jogador que o acompanhavam no exterior, os outros quatro brasileiros deixaram a Itália durante a investigação e não foram acusados, sendo apenas citados nos autos.

A vítima, residente na Itália há alguns anos, naquela noite foi com uma amiga à boate – a violência ocorreu dentro do camarim do local – para comemorar seu aniversário de 23 anos. No final desta semana, completará 32.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário