CBF passará a cobrar vacinação total de atletas nas competições da entidade

Publicado nesta sexta-feira (21), guia exige que comprovante de vacinação seja apresentado por cada jogador relacionado num duelo

Mediante o desenvolvimento da pandemia da Covid-19, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai passar a cobrar vacinação completa contra o coronavírus para atletas registrados nas competições da entidade. A imposição está contemplada no Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022, publicado nesta sexta-feira (21) pela entidade máxima do futebol nacional.

 

“Entende-se como vacinação plena o período de 14 dias após a aplicação da segunda dose se utilizada as vacinas de duas doses ou a aplicação da vacina de dose única”, destaca trecho do documento.

Nesse sentido, o comprovante de vacinação será solicitado a cada atleta que seja relacionado para um confronto. Dessa maneira, uma vez que o documento não seja apresentado, o setor médico da CBF invalida a inscrição do jogador em questão. Segundo o presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura, a intenção da entidade é proteger a integridade dos atletas.

“Grande parte das internações hoje são de pessoas que não se vacinaram. A variante ômicron é muito transmissível e os atletas têm que jogar sem máscaras. Então que nós podemos fazer é exigir que todos se vacinem para evitar casos graves”, salientou, em entrevista ao site “ge.globo.com”.

Como resultado, a obrigatoriedade precisa ser incluída nos regulamentos específicos de cada campeonato organizado pela CBF, publicados antes do começo das competições.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário