Bahia encara o Fortaleza precisando vencer para exorcizar o fantasma da Série B

Bahia depende apenas de si para escapar do rebaixamento

O Esporte Clube Bahia não aprendeu com os erros da última temporada e em 2021 também impôs sofrimento ao seu torcedor no Campeonato Brasileiro da Série A, lutando contra o rebaixamento praticamente toda a competição. No Brasileirão de 2020, o Esquadrão comandado por Dado Cavalcanti escapou na penúltima rodada goleando o Fortaleza por 4 a 0 na Arena Castelão, e na última rodada já salvo venceu o Santos, e garantiu a classificação para Sul-Americana. Quis o destino que o Tricolor Baiano reencontrasse o Fortaleza com a mesma situação dez meses depois, porém, desta vez, o Leão do Pici vive um momento completamente diferente daqueles 4 a 0 em fevereiro.

 

Adversário do Bahia nesta quinta-feira, às 21h30, na Arena Castelão, pela última rodada do Brasileirão, o Fortaleza fez história na Série A de 2021, se tornando o time nordestino com melhor primeiro turno na competição e também o primeiro a garantir vaga para Copa Libertadores na era dos pontos corridos. Apesar de já ter alcançado seu objetivo, o Leão do Pici chega para enfrentar o Bahia buscando os 3 pontos para tentar terminar o campeonato na 4ª colocação, superando assim a campanha do Vitória de 2013, que foi 5º lugar. Com 55 pontos no 5º lugar, o time cearense está dois pontos do Corinthians, 4º colocado.

Dependendo apenas de si para permanecer na elite do futebol nacional, o Esporte Clube Bahia ocupa a 16ª colocação, com 43 pontos, mesma pontuação do Juventude, primeiro dentro do Z4, porém, o time baiano leva vantagem no critério do número de triunfos. Se vencer, o Tricolor estará livre. Empatando, precisa torcer para o Juventude não vencer o Corinthians no Alfredo Jaconi. Se perder, precisa torcer para Juventude perder e Grêmio não vencer o Atlético-MG.

Para a partida, Guto Ferreira não poderá contar com o atacante Rossi, que foi expulso no jogo do último domingo contra o Fluminense. Por outro lado, os meio-campistas Mugni e Daniel voltam a ser opções após cumprirem suspensão. A provável escalação do Bahia para enfrentar o Fortaleza tem: Danilo Fernandes; Nino, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Mugni, Raí, Rodriguinho (Daniel) e Juninho Capixaba; Gilberto.

Quem apita o duelo entre Fortaleza e Bahia é o árbitro paulista Flavio Rodrigues de Souza, que faz parte do quadro da FIFA. Ele será auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa. O quarto árbitro será o paulista Pericles Bassols Pegado Cortez, enquanto Evandro de Melo Lima ficará como quinto árbitro. Na arbitragem de vídeo, o responsável será Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, da FIFA, auxiliado por Fabricio Porfirio de Moura e Emerson Augusto de Carvalho.

JOGOS DA 38ª RODADA DA SÉRIE A

América-MG x São Paulo
Fluminense x Chapecoense
Fortaleza x Bahia
Grêmio x Atlético-MG
Juventude x Corinthians
Palmeiras x Ceará
Atlético-GO x Flamengo
Bragantino x Internacional
Santos x Cuiabá
Sport x Athletico-PR

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário