Bahia e Grêmio fizeram um confronto direto nesta sexta-feira na Arena Fonte Nova, onde quem vencesse ganharia um respiro na luta contra o rebaixamento, e o perdedor daria mais um passo rumo à segunda divisão. Empate seria ruim para os dois. Ao final dos 90 minutos, quem fez a festa foi o Esquadrão de Aço e seus 30 mil torcedores presentes na Arena Fonte Nova. O triunfo por 3 a 1 não somente tirou o Tricolor Baiano da zona de rebaixamento, como afundou ainda mais o Tricolor Gaúcho, que ficou 4 pontos atrás e com um jogo a mais, precisando agora de uma combinação difícil para escapar.
Com o triunfo, o Bahia chegou aos 40 pontos e deixou o Z-4, assumindo o 16º lugar, igualando a pontuação do Juventude, mas ultrapassando pelo critério do número de vitórias. O Grêmio segue com 36 pontos, no 18º lugar, e com um jogo a mais.
Após vencer o concorrente direto, o Bahia agora aparece com 26.9% de chances de rebaixamento, enquanto o time gremista chegou aos 96.7%, colocando um pé na Série B, de acordo com dados do Departamento de Matemática da UFMG. O Sport-PE, com 99.01% também tem chances remotas de escapar. A Chapecoense foi a primeira a confirmar o seu rebaixamento.
Nesse momento, o principal concorrente do Bahia no Z4 é o Juventude que tem os mesmos 40 pontos, mas perde no número de triunfos. O time de Caxias do Sul, tem 32.4% de probabilidade de queda. Próximo adversário do Esquadrão, o Atlético-GO aparece um degrau acima, com 41 pontos, e 23.4% de chances.
Athletico-PR, com 9.5%, e São Paulo, com 8.7%, também estão ameaçados. O Cuiabá, com 2.8%, precisa de uma vitória para sacramentar a permanência.
- Torcida do Remo esgota ingressos para partida que pode empurrar o Vitória para Série C
- EC Bahia: Contra tudo e contra todos! BROCAMOS! por Erick Cerqueira
- Assistir Liverpool x Southampton AO VIVO pelo Inglês
- Bahia respira e complica a vida do Grêmio, que pode cair na próxima rodada
- Guto diz que provocação foi ‘combustível’ para Bahia vencer o Grêmio
- Mancini critica atuação do Grêmio contra o Bahia, mas não joga a toalha
- Após triunfo, vice-presidente do Bahia responde dirigente do Grêmio
- Meia destaca mística da camisa 8 e celebra triunfo do Bahia: “Era matar ou morrer”
- Melhores momentos de Bahia 3 x 1 Grêmio pelo Brasileirão