Estacionado na vice-lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro 2021, o Sport possui 33 pontos de 102 disputados. Contudo, a campanha de 32.4% de aproveitamento implica em números contraditórios quando o assunto é sistema defensivo. Em suma, são 33 gols sofridos, o que deixa a equipe pernambucana como a quinta melhor defesa da competição, com apenas 9 tentos sofridos a mais que o líder Atlético-MG.
Por outro lado, o rendimento do ataque pode resultar em um término de ano com o rebaixamento à Série B selado. Até então, são 21 gols marcados nesta temporada do Brasileirão. Assim, de acordo com os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cinco tentos afastam o Leão da Ilha do Atlético-GO e São Paulo, que têm 26 gols feitos cada no Brasileiro.
Nesse sentido, a quantidade de gols ainda é inferior ao rendimento do Sport na última temporada da competição. Em 2020, o Leão da Praça da Bandeira balançou as redes adversárias em 31 oportunidades, número que assume o posto de pior aproveitamento dos sistemas ofensivos do clube desde a instalação do sistema de pontos corridos.
Dessa maneira, o time pernambucano necessitaria marcar mais 11 vezes nas próximas quatro partidas. Neste sábado, buscando seguir vivo na luta contra o rebaixamento, o Sport enfrenta o São Paulo, às 21h30, no Morumbi. Na vice-lanterna, com 33 pontos, o Leão da Ilha tem chances remotas ou quase nulas de escapar do rebaixamento, precisando vencer todos os últimos 4 jogos e ainda secar os adversários. A distância para o Bahia, primeiro fora do Z4, é de 7 pontos.
- Vitória se isola na liderança do Nordeste Sub-20; Bahia goleia de novo
- Veja as chances de rebaixamento após triunfo do Bahia sobre o Grêmio
- “Bahia teve 30 mil e onze jogando dentro de campo contra o Grêmio”
- Torcida esgota ingressos para partida que pode empurrar o Vitória para Série C
- EC Bahia: Contra tudo e contra todos! BROCAMOS! – Por Erick Cerqueira