Dupla face: Sport pode encerrar Série A com pior ataque e uma das melhores defesas

Equipe tem o pior ataque da competição com somente 21 gols marcados

Estacionado na vice-lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro 2021, o Sport possui 33 pontos de 102 disputados. Contudo, a campanha de 32.4% de aproveitamento implica em números contraditórios quando o assunto é sistema defensivo. Em suma, são 33 gols sofridos, o que deixa a equipe pernambucana como a quinta melhor defesa da competição, com apenas 9 tentos sofridos a mais que o líder Atlético-MG.

 

Por outro lado, o rendimento do ataque pode resultar em um término de ano com o rebaixamento à Série B selado. Até então, são 21 gols marcados nesta temporada do Brasileirão. Assim, de acordo com os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cinco tentos afastam o Leão da Ilha do Atlético-GO e São Paulo, que têm 26 gols feitos cada no Brasileiro.

Nesse sentido, a quantidade de gols ainda é inferior ao rendimento do Sport na última temporada da competição. Em 2020, o Leão da Praça da Bandeira balançou as redes adversárias em 31 oportunidades, número que assume o posto de pior aproveitamento dos sistemas ofensivos do clube desde a instalação do sistema de pontos corridos.

Dessa maneira, o time pernambucano necessitaria marcar mais 11 vezes nas próximas quatro partidas. Neste sábado, buscando seguir vivo na luta contra o rebaixamento, o Sport enfrenta o São Paulo, às 21h30, no Morumbi. Na vice-lanterna, com 33 pontos, o Leão da Ilha tem chances remotas ou quase nulas de escapar do rebaixamento, precisando vencer todos os últimos 4 jogos e ainda secar os adversários. A distância para o Bahia, primeiro fora do Z4, é de 7 pontos.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário