Campeonato Baiano da Série B dá o pontapé inicial neste domingo

Três jogos abrem neste domingo a Série B do Baianão

O Campeonato Brasileiro da Série B vai dá a largada neste domingo (25), com seis equipes e um único objetivo, o acesso à Série A do estadual. Vão participar da competição em 2020 os clubes: Barcelona de Ilhéus, Canaã, Colo-Colo, Galícia, Jequié, UNIRB, Teixeira de Freitas (Portela). As equipes irão compor o mesmo grupo e se enfrentarão em jogos apenas de ida na primeira fase. Os dois melhores colocados avançarão para a final e decidirão o título e a vaga na elite o futebol baiano em partidas de ida e volta. Neste domingo, o Unirb encara o Barcelona, no Estádio Antônio Carneiro. Canaã enfrenta o Teixeira de Freitas (Portela) no Estádio José Rocha, em Jacobina, enquanto o Jequié vai duelar com o Colo-Colo, no Estádio Waldomiro Borges, na cidade de Jequié.

 

Entre as novidades da competição em 2020, está a participação do Teixeira de Freitas, agora chamado de Portela, que volta a disputar o torneio após dois anos. A última participação do clube na competição foi em 2018, quando terminou na 5ª colocação. O Portela será comandado por um velho conhecido do clube, o ex-meia Narciso, que defendeu a equipe nas temporadas 2016, 2017 e 2018. Narciso terá como auxiliar técnico Edmundo Alisson. A estreia da equipe na divisão de acesso será neste domingo, dia 25 de outubro, fora de casa, diante do Canaã.

O caçula é o Barcelona de Ilhéus, que fará usa estreia na Série B do Campeonato Baiano em 2020 e na sua primeira participação, o clube chega forte e prometendo brigar pelo acesso. Entre os reforços anunciados pelo Barça, estão os goleiros Márcio Greyck e Léo Paredão, os laterais Nino e Fieta, o meia Cleiton Domingues e o atacante Tatu. O grupo ainda terá o reforço do experiente centroavante Acosta, de 43 anos, com passagens por Náutico e Corinthians, principal contratação do time. Quem comanda o time de Ilhéus é Agnaldo Liz, que deixou recentemente o Atlético-BA.

Após se profissionalizar e se tornar clube de futebol, filiado à Federação Bahiana de Futebol, em 2018, o Canaã disputou sua primeira competição profissional no ano passado, terminando a Série B do Campeonato Baiano na 5ª colocação. ‘Mais experiente’, a equipe sediada em Irecê vai em busca do tão sonhado acesso à elite do estadual. Projeto social de destaque no país, o Canaã será comandado no torneio pelo técnico Erivaldo Silva, de 39 anos, que comandou equipes de base do próprio clube. Em 2019, ele levou o Canaã ao vice-campeonato baiano Sub-20, ao perder, nos pênaltis, a final para o Bahia.

O Jequié é outro que se reforçou bastante, e entre as contratações, destaque para o atacante Rafael Gladiador, revelado no Bahia. Quem comanda o time é o técnico Paulo Salles, que vai tentar repetir novamente o feito conquistado em 2017 e levar novamente a equipe do Jequié para a Série A do Baianão. O treinador chegou a seis finais, conquistando três títulos, sendo campeão com o Madre de Deus (2008), Juazeirense (2011) e Jequié (2017). Nas outras finais, ele foi vice-campeão da competição comandando o Jacobina (2014), Fluminense de Feira (2015) e PFC Cajazeiras (2018).

Campeão baiano de 2006, superando na final o Esporte Clube Vitória, o Colo-Colo não disputa a Série A do Baianão desde o ano de 2016 quando acabou sendo rebaixado, terminando na lanterna sem vencer um jogo sequer. Após quatro anos longe da elite, o Tigre de Ilhéus vai em busca do acesso na temporada 2020. O clube é o único, entre os seis participantes, que já conquistou o principal título do futebol baiano. O Colo-Colo ainda ostenta dois títulos da própria Série B, em 1999 e 2014. Para repetir o feito neste ano, o Tigre aposta na parceria com o Doce Mel Esporte Clube, que conquistou o acesso em 2019 e neste ano permaneceu na elite.

O UNIRB é outro que chega querendo surpreender. Para isso, contratou o técnico Laelson Lopes, com passagem pela base do Bahia e recentemente pela Juazeirense. Entre os vários reforços anunciados, destaque para o meia Clébson, com boas passagens pela Juazeirense, além do atacante Denílson, de 44 anos, que foi artilheiro da edição 2009 do Mundial de Clubes da FIFA, marcando 4 gols em 3 jogos pelo Pohang Steelers, da Coreia do Sul. Baiano de Salvador, Denilson surgiu no Camaçari.

JOGOS DA 1ª RODADA DA SÉRIE B DO BAIANO:

DOMINGO (25/10, às 15h)
Unirb x Barcelona de Ilhéus, no Antônio Carneiro
Canaã x Teixeira de Freitas, no José Rocha
Jequié x Colo-Colo, no Waldomiro Borges

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*