O Campeonato Sul-Americano Sub-20 disputado no no Chile iniciou na quinta-feira (17), porém, a Seleção Brasileira entra em campo neste sábado (19), às 17h10 (horário de Salvador), contra a Colômbia, pelo Grupo A, no estádio El Teniente. A equipe comandada pelo técnico baiano Carlos Amadeu terá dois jogadores da dupla BA-VI. O zagueiro Lucas Ribeiro, do Vitória, e o meia Ramires, do Bahia, além do .
Estreantes em competições internacionais com a amarelinha, Lucas Ribeiro usará o número 15, enquanto Ramires vestirá a camisa de número 7. Quem também faz parte do grupo é Marcos Bahia, também é baiano da cidade de Poções, que se destacou pelo Atlético-PR e atualmente defende o hakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Após Colômbia, o Brasil enfrenta Venezuela, Chile e Bolívia, nos dias 21 (segunda-feira), 23 (quarta-feira) e 25 (sexta-feira) de janeiro. Os três primeiros colocados na chave se classificam para o hexagonal final.
No Grupo B estão Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. As quatro primeiras seleções classificadas no hexagonal garantem vaga no Mundial Sub-20, que será disputado na Polônia, de 23 de maio a 15 de junho deste ano. A competição dá também três vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2019, de 26 de julho a 11 de agosto, em Lima, no Peru.
O site da CBF destacou o perfil dos atletas da Dupla BA-VI. Veja abaixo:
Lucas Ribeiro
Nascido em Salvador no dia 19 de janeiro de 1999, Lucas Ribeiro dos Santos completa 20 anos neste sábado, dia da estreia da Seleção Brasileira no Sul-Americano. Tem 1,90 m e 80 quilos. O zagueiro do Vitória é destro e tem muita habilidade. Sabe sair bem com a bola e marca com eficiência. Seu bom desempenho na temporada de 2018 despertou a atenção de clubes do exterior e do Brasil, que já fizeram propostas para o rubro-negro baiano. Em outubro do ano passado foi convocado para amistosos contra o Chile e ganhou uma vaga no Brasil para o Sul-Americano Sub-20.
Ramires
Eric dos Santos Rodrigues, o Ramires, que tem esse apelido pela semelhança física com o ex-jogador do Chelsea e da Seleção Brasileira (hoje está no Jiangsu Suning, da China), também nasceu em Salvador, no dia 10 de agosto de 2000. O meia do Bahia tem 1,72 m, 64 quilos e é ambidestro. Na última temporada, Ramires ganhou destaque em jogos pelo Brasileirão da Série A e da Copa Sul-Americana. Com um futebol atrevido e moderno, ele tornou-se titular do time profissional com apenas 18 anos, marcando um gol na vitória do tricolor sobre o Botafogo, por 2 a 1, na Copa Sul-Americana de 2018.
- Apesar de não ter sido anunciado, meia aparece na CBF como atleta do Bahia
- Técnico do Sub-23 do Bahia exalta oportunidade no Baianão e cita Ramires
- Bahia apresenta o zagueiro Ernando no Fazendão; Ouça a entrevista
- Ramires deverá ter o seu futuro definido pelo Bahia após o Sul-Americano Sub-20
- Confira o provável time B do Bahia que enfrenta o Fluminense de Feira
- Clube argentino negocia contratação de zagueiro do Bahia, diz jornalista
- Jailson Macêdo Freitas estreia como comentarista no jogo Flu de Feira x Bahia
- Bahia acerta a contratação de mais um zagueiro para a temporada 2019
- Fluminense de Feira com dúvida para enfrentar o Bahia pelo Campeonato Baiano