Em estado quase terminal, Vitória enfrenta o Grêmio no Barradão

A situação do Vitória é irremediável e quase irrecuperavel

Em situação complicada, quase terminal, o Esporte Clube Vitória se despede hoje à tarde dos seus torcedores atuando às 16h contra o Grêmio no Estádio Manoel Barradas em jogo da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O encerramento acontece longe da torcida enfrentando o Palmeiras em jogo provavelmente de festa para o time paulista.

Porém, a despedida pode ser ampliada com o rebaixamento de divisão na hipótese bem provável de uma derrota para o time gaúcho, isto depois de anos de treinamento intensivo neste sentido. Desta vez, a direção rubro-negra se superou quando montou uma das piores equipes dos últimos anos e deve finalizar a temporada de forma melancólica.

O Vitória entra em campo precisando vencer o Grêmio. Neste cenário, somaria 39 pontos e matematicamente mantém as chances e aguarda uma combinação de resultados de interesse. Perdendo, estacionado com 36 pontos, estará inapelavelmente rebaixado e o sofrimento será encerrado depois de três anos, já que o primeiro listado fora do Z4 já somou 40 pontos e assim, se tornaria inalcançável.

Particularmente no meu entendimento, a situação do Vitória é irremediável e irrecuperável e por isto deve retornar a segunda divisão depois de subir 2014 por puro merecimento.



MAS o direito da matemática aplicada ainda é um dever e uma obrigação que precisa ser mencionada, sendo assim, além de vencer, o Esporte Clube Vitória torce por derrota de Vasco, Ceará ou Fluminense OU para que a Chapecoense não vença o Corinthians fora de casa. Se uma dessas possibilidades se concretizarem, o Leão mantém a esperança viva até a última rodada quando irá encara o Palmeiras, talvez já campeão, caso vença ou Vasco ou o Flamengo não derrote o Cruzeiro no Mineirão.

No entanto, se o Leão empatar com o Grêmio, precisaria torcer por derrota da Chapecoense e ao menos empates de Sport e América-MG. Desta forma, o Time Baiano chegaria na 38ª rodada precisando vencer o Palmeiras no Allianz Parque e torcendo por outra derrota da Chapeconese e ainda tirar a diferença no saldo de gols – que hoje é de nove gols. No caso de revés para o time gremista, o Vitória estará matematicamente rebaixado – independentemente dos outros resultados.

Jogos que interessam ao Leão:

Domingo
16h – Vasco x Palmeiras
16h – Atlético-PR x Ceará
18h – Corinthians x Chapecoense
18h – América-MG x Bahia

Veja também

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário