O Fortaleza faz uma campanha irretocável no Campeonato Brasileiro da Série B, depois de perder o titulo estadual para o Ceará com duas derrotas, ambas pelo placar de 2 x 1. Porém na divisão intermediaria do futebol brasileiro o time do técnico Rogério Ceni simplesmente brilha. São sete jogos, seis triunfos, zero derrota, 16 gols marcados e apenas 4 sofridos, registrando um aproveitamento respeitável de 95%. Duro será manter este embalo já que o Campeonato da Série B é duro, longo e difícil.
Alem disso, tem Gustavo atacante com passagem pelo Bahia como o artilheiro da competição com 5 gols. Cícero, Zé Renato e Michael Douglas todos do CSA brigam pela vice-artilharia, com quatro gols cada um.
Seria interessante o acesso do Fortaleza já que os atuais 4 clubes na 1ª divisão do nordeste. Bahia, Vitória, Ceará e Sport dificilmente se manterão em conjunto na elite do futebol brasileiro. Alguém vai sobrar, é certo.
Os números fazem do Tricolor o time nordestino com melhor início de Série B na história dos pontos corridos. Desde que o campeonato passou a ser disputado no atual formato, em 2006, nenhum clube da região teve um início de campeonato como o time comandado por Rogério Ceni.
Ao todo, foram cinco equipes que já conseguiram ter o mesmo desempenho do Leão do Pici após sete rodadas disputadas: Corinthians (2008), Guarani (2009), Chapecoense (2013), Botafogo (2015) e Vasco (2016). Mantido essa pegada, a chance do Fortaleza subir são enormes, já que todos os clubes citados acima obtiveram o acesso.