Covardia e corporativismo justificam a derrota do Vitória

COVARDIA E CORPORATIVISMO. Essas duas palavras resumem o que foi o Esporte Clube Vitória na noite desta quarta-feira contra o Santos. Escalação de jogadores considerados medalhões, porém, refugos sem rendimento (KIEZA E GABRIEL XAVIER) fez o VITÓRIA ter retrocesso após bom jogo contra o Sport-PE na rodada passada, triunfo por 3×1 na Ilha do Retiro. 

Mesmo após a boa atuação contra o Sport, quando o técnico Alexandre Gallo escalou o time no esquema 4-2-3-1, onde Yago teve uma boa atuação, dando uma melhoria na criação e chamando a responsabilidade no meio campo, o treinador comprova que foi um acerto ao acaso. Em contrapartida, no jogo desta noite contra o Santos mostrou covardia e corporativismo ao escalar Kieza e Gabriel Xavier como titulares. O atacante é um peso morto no ataque do Leão, não faz bem o pivô, fica parado o jogo todo, não teve uma jogada de destaque esse ano.


Gabriel Xavier, mais uma vez demonstra falta de qualidade para criação e falta de inteligência no meio campo, toda vez que o time sai em posse da bola o mesmo foge dela, não chama a responsabilidade que todos esperam de um meia armador, sempre se posiciona na área, quando volta raríssimas vezes prova que não sabe oque fazer, tocando a bola o mais rápido possível se livrando dela e no primeiro gol mesmo com a falha individual de Fred, mas ao meu ver foi falha do meia que não existe, vendo seu time sem saída de bola ficou parado ao ataque em vez de voltar para recompor e chamar a responsabilidade de criação, de qualidade de toque de bola. 

No segundo tempo, Gabriel Xavier não teve coragem ou mínimo entendimento para observar que o time precisava de criação e qualidade de toque no meio campo e, ao invés de Gallo tirar Gabriel e colocar Yago e tirar Kieza morto em campo para colocar Neílton, que deveria ter sido titular nesse jogo comprovado com suas boas atuações em tão pouco tempo no Leão, fez pior, bagunçou o esquema do Vitória chegando ao ponto de colocar QUATRO atacantes (piada), deixando o meio-campo sem meias com inteligência para criar jogadas.

Espero que no próximo jogo Gallo tenha coragem e conhecimento para arrumar o esquema que deu certo, 4-2-3-1, e colocar Neílton e Yago como titulares deixando os refugos como Kieza e Gabriel Xavier no banco.

Marcelo Ferraz, torcedor do Vitória e amigo do Blog.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário