Quem é de fato o maior do Nordeste, Bahia ou Vitória!!

Quem é o melhor do Nordeste? A resposta vai depender de quem responde e quais os critérios irá optar para avaliar. De quando a quando, qual o formato, se antes ou depois da chancela de CBF, e por ai vamos encontrar diversos “Melhor do Nordeste” cada qual com seu cada qual e sempre interpretando os números de acordo suas conveniências e seus cortes. O Bahia por exemplo, pode ser tricampeão hoje à noite na hipótese desejada de vencer o Sport-PE. O clube ganhou a competição duas vezes, em 2001 e 2002. enquanto o time pernambucano, saiu vencedor Sport, em 1994, 2000 e 2014.

Mas é o Esporte Clube Vitória o maior campeão. O rubro-negro baiano faturou o troféu em 1997, 1999, 2003 e 2010, logo é o melhor do Nordeste pelo menos considerando o números de títulos de uma determinada época para cá.

No entanto, o levantamento publicado pelo Bahia sob o titulo “O retrospecto de conquistas regionais do Bahia” são computados também a Copa do Nordeste de 1948 e as Copas do Norte e Nordeste de 1959, 1961 e 1963, que quando somados ao formato atual, transforma o tricolor de aço com o clube como o primeiro do ranking geral com seis títulos.

Náutico, Vitória e Sport em 2ª, todos com 5 conquistas, enquanto Fortaleza e Ceará vem em 3ª com 4 títulos e Santa Cruz levantando três vezes o caneco na quarta posição. O formato é o de menor valor e importância nestes números e nesta história. Se os torneios sejam estes ou aqueles eram disputas em clubes nordestinos, o tricolor de aço é sim, o maior de todos.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário