Debate inovador para eleição do ECVitória

Promovido por torcedores do Vitória, com participação direta da torcida. Em consonância com o caráter multigeográfico dos torcedores integrados a Rede Vitória Sem Fronteiras, a organização vai realizar debate entre candidatos a presidente do Conselho Diretor do clube na próxima segunda-feira (12/12), às 21h, e o meio para isso será o Facebook. A estrutura, as regras e o roteiro foram enviados às chapas e está abaixo relacionado.

Jornalistas com interesse em participar do grupo privado para o debate deverão indicar nome completo e link do perfil no Facebook até sábado (10/12), às 23h59.

ESTRUTURA, REGRAS E ROTEIRO DO DEBATE

1- O debate será realizado em um grupo de Facebook a ser criado pela Rede Vitória Sem Fronteiras. O grupo terá acesso restrito. Ao fim, serão tirados print screens da tela e publicados nas redes sociais, além de enviado a imprensa;

2- Neste grupo estarão os candidatos a presidente do Conselho Diretor (debatedores), até dois representantes de cada chapa (observadores), até três torcedores de cada grupo integrado a Rede (com direito a participação), um mediador indicado pela Rede e uma comissão para analisar pedidos de direito de resposta e situações extraordinárias, formada por dois integrantes da Rede. Jornalistas poderão estar presentes, na condição de observadores.

3- Todos os integrantes do grupo deverão utilizar perfil pessoal no Facebook, com o nome que é publicamente conhecido e foto atual. Aqueles que não possuírem, podem criá-lo para o debate. As chapas e as torcidas da Rede devem informar os links dos perfis dos participantes até sábado (10/12), às 23h59.

4- O DEBATE SERÁ REALIZADO EXCLUSIVAMENTE POR ESCRITO. Mensagens de áudio, imagem ou vídeo serão excluídos e o autor ficará sujeito a perder o direito a fala neste momento. Caso o áudio, a imagem ou o vídeo seja emitido por torcedores, este será automaticamente excluído do grupo. Apenas o mediador e a comissão poderão postar áudio, imagem ou vídeo, caso julguem necessário;

5- ANTES DO INÍCIO DO DEBATE, ao sinal do mediador, cada candidato a presidente deverá postar uma foto dele junto ao computador ou celular, realizando gesto ou ação informada pelo mediador, como forma de identificação. É permitido utilizar uma pessoa auxiliar para a digitação durante todo o debate;

6- Todos os participantes deverão respeitar a sinalização do mediador para o momento de fala. O participante que postar sem autorização do mediador – à exceção de pedidos de direito de resposta e situações extraordinárias – estará sujeito a penalidades, desde perda de fala até remoção definitiva do grupo;

7- Qualquer postagem de conteúdo fora do tema do debate sujeitará o autor a remoção do grupo.

8- Caso um debatedor profira expressão considerada ofensiva a outro debatedor ou a um torcedor no grupo, a pessoa que se sentir ofendida poderá pedir direito de resposta. Caso um torcedor profira expressão considerada ofensiva a candidato, representante de chapa ou outro torcedor presente, estará sujeito a penalidade, podendo ser até removido do grupo.

9- Na PRIMEIRA PARTE DO DEBATE, os torcedores irão interagir com os candidatos. Os grupos de torcedores terão direito a uma pergunta cada, independente do número de representantes. A pergunta será precedida pela indicação do candidato que deverá respondê-la, bem como de outro candidato que deverá comentar a resposta. O tempo de pergunta será de 2 (dois) minutos, o de resposta será de 5 (cinco) minutos e o de comentário da resposta será de 5 (cinco) minutos. O torcedor subsequente deverá indicar debatedores ainda não indicados até que todos tenham respondido e comentado uma vez cada. Caso o número de grupos de torcedores representados não seja múltiplo do número de debatedores (exemplo: nove grupos de torcedores fazendo perguntas e quatro debatedores), a pergunta excedente serão direcionadas a todos os candidatos, com tempo de resposta de 5 (cinco) minutos, sem comentários na sequência;

10- Na SEGUNDA PARTE DO DEBATE, cada debatedor terá direito a uma pergunta direcionada a outro debatedor, que deverá respondê-la. Os mesmos também terão direito a réplica e tréplica, respectivamente. Para a pergunta serão reservados 3 (três) minutos, seguidos de 5 (cinco) minutos para resposta, 5 (cinco) para réplica e 3 (três) para tréplica. Todos os debatedores terão direito a somente uma rodada de pergunta e a somente uma rodada de resposta;

11- Na TERCEIRA PARTE DO DEBATE, ocorrerão as considerações finais. Cada debatedor terá 3 (três) minutos para se expressar livremente.

12- Todos os participantes deverão postar o texto de uma vez só, e não quebrar em várias partes.

13- APENAS DENTRO DO TEMPO DE FALA, os participantes poderão editar o post respectivo com seu texto, como também poderão excluir e reescrever. Após o fim do tempo, sinalizado pelo mediador, toda e qualquer manipulação do post poderá acarretar em exclusão do texto e cancelamento da resposta.

4- Em todo e qualquer momento que necessitar de ordenamento para participação dos candidatos, este será definido pela ordem de recebimento da aceitação da chapa em participar do debate. Exemplo: A resposta da chapa A chegou no email da Rede Vitória Sem Fronteiras primeiro, depois o da chapa D, depois a B, depois a C. Este será o ordenamento, por exemplo, para a parte de perguntas entre debatedores e para as considerações finais. O mesmo acontecerá para ordenar o momento de fala dos torcedores.

15- Os participantes são responsáveis pela conexão da internet que usarão, bem como problemas que porventura ocorrerem. Qualquer problema deve ser comunicado ao mediador por telefone, posteriormente informado.

16- Estas regras serão postadas no grupo do Facebook onde será realizado o debate, junto a lista de torcedores, mediador e comissão de análise.

17- Situações extraordinárias serão analisadas por uma comissão.

Tiago Bittencourt

Autor(a)

Deixe seu comentário