A Série A aguarda o retorno do Esporte Clube Bahia!

Ao contrário deste ano, o Bahia de 2010 se complicava em casa, tomamos 4 do Icasa, empatamos na bacia das almas contra o Vila, porém era matador e cirúrgico fora, brocamos a Ponte e o Sport por 2×1, goleamos a Lusa por 4×2, e vencemos o Coelho por 1×0, em gol prometido e marcado por Jael, O Cruel. Lembro que na sequência Ponte em Campinas, Vila em casa, estava lá em Pituaço, e Sport fora, eu estava em SSA. O jogo contra a Ponte assisti com uns colegas no Ponte Aérea, foi bom demais zoar os vicentinos após a virada tricolor com um gol de fora da área de Ávine e o golaço de Jean Carlos de falta. 

Na terça, sofri ao lado dos meus cunhados para chegar em e dentro de Pituaço, quando entramos no estádio, o Bahia já perdia por 1×0 e Jael já tinha saído machucado, o Bahia apertou o jogo todo, mas só no final, Adriano MJ empatou em um lance de oportunismo. No jogo do Sport era casamento do meu cunhado, fui tomar banho quando o jogo estava 1×1, depois de minha esposa encher meu saco e literalmente me empurrar para dentro do box. Durante o banho, ouvi a Cidade Baixa explodir de alegria, era o segundo do Tricolor em uma bela arrancada de Vander e a conclusão perfeita de Moraes. Do Jardim Cruzeiro até o Rio Vermelho presencidi e participei da festa e a alegria da Nação, na festa comemorei demais o triunfo tricolor.

No dia que o Bahia brocou o Náutico por 3×0 em Pituaço, com um golaço de MJ, fiz os cálculos e conclui que o Bahia subiria contra o Santo André na penúltima rodada, fechei com a Federal, comprei as passagens e me preparei para a festa. Infelizmente, ou melhor felizmente, o Bahia foi mais eficiente do que pensei e subiu na rodada anterior contra a Lusa. Explico meu erro de cálculo, imaginei que o Bahia brocaria o Brasiliense na Boca do Jacaré, estava lá e a torcida tricolor também, mas o Bahia vacilou demais, em especial no segundo tempo, e perdeu por 3×2, destaco que Rui Cabeção fez a festa em cima de Ávine; imaginei também que o Bahia perderia ou empataria com o Coelho em MG, mas para minha alegria, brocamos, com isto, o triunfo contra a Lusa nos deixou inalcançável pelo quinto colocado.

Dureza foi o dia do jogo contra a Lusa, era no sábado 13/11, na segunda era dia 15, feriado da República, por isto me lasquei. Com a certeza que subiríamos na rodada seguinte, tinha reservado um quarto num hotel da zona rural de Brasília, como a meninada curte estas paradas, não consegui cancelar, lá fui eu para o meio do mato, e o Bahia jogando sua vida em casa. Como bom hotel rural que se preze, lá não tinha tv a cabo, wi-fi não existia naquelas bandas, tive de ouvir, acho que sintonizei na Sociedade, o jogo no computador usando uma conexão por modem, sentado na varanda, já que o sinal não pegava dentro do quarto, um frio de lascar os ossos acostumados ao calor soteropolitano, mas o pior era não poder gritar, pois os chalés eram colados. 

O Delay era de uns 3 minutos, o sinal caía toda hora, ainda bem que o Bahia foi Bahia e definiu o jogo logo no primeiro tempo. No dia seguinte, todo orgulhoso e feliz, tirei onda com a camisa 2 usada por Daniel Alves e que ganhei de uma amiga repórter do Cartão Verde. Enchia a boca para responder a quem me perguntava se o Bahia tinha subido. A resposta era sempre a mesma, “É claro, e com direito a goleada”.

Este ano só vi um jogo no estádio, o triunfo de 1×0 sobre o Vila no Serra Dourada, e vou estar presente na festa contra o Atlético em Goiânia. Assim como em 2010, quero ver um amistoso em clima de festa, com o Bahia já garantido na Série A de 2017, nada de jogo para valer, sofrimento, gol no acréscimo, esquece. Vai ser dia de festa e começaremos cedo na saída do ônibus de Brasília, continuaremos no encontro das Embaixadas e terminaremos na volta para BSB.

Estou muito confiante que subiremos no próximo sábado, pois os números e o histórico do campeonato mostram isto. Vamos aos fatos:

1- o Bahia está imbatível em casa, com exceção do jogo contra o Sampaio, ganhamos sem sustos de todos os adversários no segundo turno na Fonte;

2- a Nação abraçou o time, e eu tenho convicção que quando jogamos juntos, o Bahia se torna imbatível na Fonte. Acompanhar os grupos de SSA no zap me dá a certeza que a torcida se precisar entrará em campo e fará os gols que necessitaremos para vencer;

3- os jogadores estão focados e confiantes como há tempos não vejo no Bahia. A contusão de Juninho, nosso craque no campeonato, com certeza uniu mais o grupo, e os caras não irão deixar escapar a chance da vida deles de entrar para a história de um gigante do futebol;

4- o Tupy, mesmo virtualmente rebaixado, vai complicar o jogo contra o Timbu. Acredito nisto porque foi o que aconteceu com todos os times do G4 que se aventuraram em Juiz de Fora, eles estão invictos contra o G4 em casa;

5- o Náutico não é e nunca foi um time de chegada, perdeu três das últimas cinco partidas, por coincidência as três foram fora de casa, mostrando toda a fragilidade deles longe de Recife.

Enfim, mantenho minha previsão, feita umas 3 semanas atrás, no sábado, 19/11/2016, se iniciará o carnaval em Salvador, ou melhor na Bahia, ou melhor no Brasil, ou melhor no mundo, pois onde tiver um Bahia rolará axé e muita festa. O Bahia sairá da Fonte na Série A de 2017, anotem aí.

Por: Miguel Leite

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário