O valor da cornetagem no Esporte Clube Bahia

Penso que a crítica construtiva é um direito inaliável do homem, assim como a cornetagem, desde que essa zoação, essa zombaria com os erros do próximo, não seja construída de forma ofensiva a honra deste e de seus familiares, uma vez que o respeito ao outro, difere da sua atividade seja ela qual for, e é inerente a mesma que damos a nós mesmos. O que amiúde, não ocorre por aqui, como ocorre com frequência em outros canais sociais. Apontar os erros crassos de qualquer pessoa pública é fácil, o difícil e admitir os nossos próprios erros e, sobretudo, não incidirmos mesmos erros apontados no outrem.

E fundamentalmente pontuar as saídas, dar-lhe sugestão. Nada é mais natural, nossos melhores amigos, são na verdade, aqueles que nos falam a verdade sem cerimônia, nos dizem o que realmente somos, e que ninguém tem coragem de dizer. Se ouvíssemos sem a velha susceptibilidade, e avaliássemos suas palavras decerto, teríamos mais sucesso, e decerto que o presidente do Bahia Marcelo Sant’Ana, tem lido e refeito seus conceitos, não é mera convicção, há provas e as mudanças, quase radical do elenco, é uma prova inverossímil, que as cornetagens têm o devido valor.

Ademais o célebre cronista esportivo e dramaturgo Nelson Rodrigues, nos legou um dos seus aforismo favorito “Toda unanimidade é burra”, e ninguém em sã consciência deve prescindir das cornetagens, e delas deve extraírem as soluções para não repetirem os erros apontados. Por outro lado a autocrítica é uma autocorntenagem, que só os nobres têm a coragem de realizá-la. Já que ninguém é dono da verdade. Não obstante, me permita dizer que ainda é cedo para dizer isso ou aquilo, deixemos para o final se afinal estaremos lá ou continuaremos onde estamos. E principalmente, se o “Homem” tem realmente aproveitado a experiência, e tenha revisto e reavaliado todo esse processo de “Time apequenado”, que sobe e desce, senão continuaremos no ao mesmo status quo, dos pequenos, dos meros coadjuvantes, que aí estão lutando para sobreviverem. E aí Sant’Ana a sacanagem conosco vai continuar, ou esse ano foi a última?

Lazaro Sampaio – Torcedor do Bahia, amigo e parceiro do BLOG

Autor(a)

Deixe seu comentário