OBRIGADO, LÉO BRIGLIA!

Nas religiões mais robustas encontramos homens que conquistam a imortalidade por causa de seus feitos heroicos. Entre os tricolores baianos também temos imortais, um deles se foi hoje e o céu agora está completo de heróis do grande time Penta-campeão baiano, Bicampeão da Copa Norte e NE e Campeão brasileiro de 1959 e artilheiro da competição. 

Convocado pela seleção mas infelizmente não pode disputar a Copa de 1958 por causa de uma contusão. Falo do grande Léo Briglia que nos deixou o mundo dos mortais para garantir seu lugar no panteão dos grandes heróis tricolores que ajudaram a fundar uma mística e uma religião. 

Se quisermos falar do Bahia temos que falar de triunfos com Léo Briglia em campo. Jogador experiente que chegou ao Bahia para ser titular e com seu destemor mostrou a personalidade de um Ulisses frente às adversidades que encontrou para se tornar o primeiro campeão brasileiro contra o favorito Santos. 

A figura de Leo era de um demolidor, como sabemos, pelos livros e acervos que tive acesso. Garantia o “bicho” para ele e para os colegas. Demolidor de defesas, os beques o temiam. Léo é uma raridade do homem da época que não se deixava acovardar nem as noitadas o atrapalharem. Fazia o que gostava, tinha alma de menino, gostava de uma boa cerveja e lúcido continuou até seu passamento em Itabuna.

Fica minha homenagens a um verdadeiro gigante do esporte baiano e brasileiro. Um baiano de Itabuna-BA que deu muitas alegrias e se comportou com a altivez diante de adversários cascudos. 

Obrigado, Léo Briglia!

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário