Só um Senai ou Senac para formar novos jogadores

Ainda hoje num breve e compromissado texto escrevia acerca das dificuldades do Bahia e do Vitória em contratar reforços de qualidade para a temporada. Fica fácil notar com a movimentação do mercado da bola no inicio do ano que a oferta do produto é escassa. São os mesmos de sempre que ficam pulando em galho e em galho mesmo tendo desempenho sofrível no clube anterior. O amigo Dinensen no seu comentário sugere a criação de algo semelhante a um “Senai” e um “Senac” para produzir jogadores de qualidade para o mercado de futebol…

“Nesta hora sinto a falta da racionalidade capitalista no mercado de futebol. Seria bom que existissem grandes empresas cadastrando e arregimentando jogadores espalhados por esse pais e fora dele e a quem os clubes recorreriam para contratar os atletas, como ocorre em outros ramos de negócios: empresas especializadas em oferecer mão-de-obra. Assim como em todos os negócios no velho capitalismo, a concorrência asseguraria a redução de abusos das partes envolvidas: clubes e empresas agenciadoras”

“O máximo que se têm hoje é essa coisa irracional e ineficiente chamada “olheiro” e empresários individuais que, como agem por sua conta e risco, não têm preocupação com a qualidade do serviço que oferecem, o que não aconteceria se o trabalho fosse realizado por empresas ( há empresas agenciadoras no Brasil, mas elas são “primitivas”, sua lógica de gestão em nada difere da lógica de empresários individuais). Claro, isso não implicaria que os clubes deixariam de procurar os jogadores fora das empresas, se assim o desejassem, como acontece noutros ramos de negócio.”

“Intolerável é esse nível de irracionalidade e imprevisibilidade que predomina na busca de profissionais no mercado de futebol.”

Colaborando com a idéia, li ainda hoje no site Futebol do Interior, que o Tarcísio Pugliese, atual treinador do Ituano se não criou o SENAI, fundou uma espécie de INSTITUTO UNIVERSAL agora não via as correspondência tradicionais e sim através da Internet para preparar e conscientizar jovens jogadores que sonham em entrar ou crescer no mundo da bola e claro, depois colocar na vitrine para apreciação dos interessados.

O treinador criou um site no qual faz publicações de vídeos e postagens com dicas para os jovens atletas. Segundo o site que abraçou o assunto, trata-se de  algo realmente inédito e inovador que pode fazer uma grande diferença na preparação da garotada que pretende por exemplo se destacar em uma peneira ou saber mais sobre treinamentos e preparação física. E a inovação não para por aí, o projeto está apenas no início, Tarcísio tem planos maiores para de fato fazer a diferença na vida dos jovens.

Atualmente no site Caminhos do Futebol, Tarcísio dá dicas de como se tornar profissional, orienta sobre preparação física, preparação emocional, fala sobre os bastidores do FUTEBOL BRASILEIRO e ainda dá aulas de treinamento técnico e tático.

No site também é possível encontrar orientações para os PAIS de jovens atletas que lutam pelos sonhos dos filhos e muitas vezes ficam perdidos sem saber como ajudar verdadeiramente.

Tarcísio Pugliese fala sobre o porquê de ter iniciado esse projeto: “Durante minha jornada precisei superar muitos momentos de dificuldade, onde a vontade de desistir era cada dia mais forte, mas nunca maior que meu sonho. Naquela época, se alguém me ensinasse tudo que sei hoje, certamente teria feito muita diferença, e por isso quero ajudar esses atletas a transpor suas dificuldades, ultrapassar seus próprios limites, se preparar para as oportunidades e conquistar seu sonho de ser um jogador de futebol” declarou o treinador aos site de campinas.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário