Critérios para contratações do Bahia em 2016

Sempre participando desse democrático espaço, resolvi levantar alguns questionamentos sobre quais os critérios que serão utilizados para a contratação dos jogadores para o Bahia visando a temporada de 2016.

Sempre lemos ou ouvimos as notícias de que o tal “planejamento” para o próximo ano precisa ser bem feita e tratar as coisas dentro de um tal orçamento. O ano que acaba e o seu resultado, normalmente aponta as providências a serem tomadas.

No caso, devido ao insucesso verificado, a Diretoria do Bahia vem buscando executar um “planejamento” contratando um novo Gestor de Futebol com boa experiência para o cargo. Esse fato me parece ser um ponto positivo para que o processo das novas e necessárias contratações dos jogadores seja feita de forma criteriosa, dentro das possibilidades financeiras e reais necessidades do Clube.

Após a contratação do dirigente do futebol, o Bahia trouxe um Treinador com uma boa experiência apesar da sua pouca idade. O treinador deve então, por meras questões de lógica, ser um dos principais envolvidos no processo das contratações. Quem efetivamente lida mais diretamente com os jogadores é o treinador e, por conseguinte, este deverá ter no elenco, à sua disposição, aqueles jogadores que consigam expressar todas as suas orientações no seu esquema tático.

Assim, contratados os profissionais citados anteriormente, após o processo das dispensas dos “pernas de pau”e o encerramento do contrato e não manutenção de outros tantos, chega a hora de contratar os novos valores a serem agregados ao time. Desta forma, as QUESTÕES a serem colocadas parecem muito simples e objetivas, conforme segue:

1 – Quantos jogadores teremos no elenco para esse ano?

2 – Quais as posições em que temos as faltas e deficiências técnicas?

3 – Qual o orçamento previsto para os investimentos nas contratações?

3 – A posição de goleiro e a “novela” Marcelo Lomba, o que será resolvido?

Esses questionamentos me parecem o eixo do planejamento para o Departamento do “produto” Futebol, segundo o nosso Presidente.

Vejo que as primeiras notícias são de que o Bahia está preocupado em contratar atacantes. São necessários? Sim, claro, mas o erro do ano parece não estar sendo observado como lição. Contratamos um bocado de atacantes, meio campistas e outras coisas mais. Não contratamos para as principais posições que demonstravam visível carências, ou seja, o gol e a zaga, incluindo aí as laterais do campo. Passamos o ano todo assistindo a goleiros não muito qualificados para o cargo e isso, pesou muito para o fracasso.

Será que não vamos aprender nada dos erros terríveis da temporada?

Eis a QUESTÃO !!!

Paulinho Fernando (FOTO) torcedor do Bahia e amigo do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário