Torcida do Vitória dá Show na Liga Nacional de Basquete

A noite desta quarta-feira (04/11), foi especial para o basquete brasileiro. Um dos estreantes da temporada 2015/2016, o Universo/Vitória, debutou na competição atuando em casa, diante do São José/Unimed, e o Estado da Bahia sediou pela primeira vez na história uma partida do NBB.

Depois de muito equilíbrio e intensidade durante os 40 minutos, quem venceu a partida foi o time paulista, pelo placar de 68 a 60, mas quem realmente saiu vencedor do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, foi o basquete brasileiro.

Segunda equipe do Nordeste a disputar o NBB, o Vitória colocou mais um Estado no radar do maior campeonato de basquete do país. Quarto Estado mais populoso do Brasil, a Bahia faz parte agora de um grupo que conta com outros dez Estados, mais o Distrito Federal, que já estiveram presentes ao longo das oito temporadas até então realizadas do NBB.

“O NBB chegou na Bahia e isso é muito positivo. Não imaginava que um dia eu pudesse jogar uma partida do NBB aqui na Bahia e isso me deixa muito empolgado. Acho que cada vez mais o basquete está aumentando sua popularidade e a entrada do Vitória no NBB é prova disso. Logo no primeiro jogo a torcida deles já compareceu em ótimo número e fez muito barulho”, disse o ala Pedro, do São José, cestinha do jogo, com 25 pontos ao site oficial da Liga Nacional de Basquete. 

cara: Embalado por seu bom desempenho no título paulista conquistado por São José, o ala Pedro iniciou a temporada 2015/2016 do NBB com a mão quente. Responsável por cinco bolas certeiras da linha de três pontos em sete tentativas (71,4% de aproveitamento), o camisa 12 joseense foi o cestinha da partida, com 25 pontos, e comandou o triunfo de sua equipe em solo baiano.

JogaJunto: Logo no primeiro jogo do Vitória, a fanática e barulhenta torcida rubro-negra compareceu em ótimo número ao Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras e apoiou a equipe da casa do início ao fim.

Fez história: O duelo desta quarta-feira foi o primeiro da história do NBB a ser realizado no Estado da Bahia. Agora já são dez os Estados (mais o Distrito Federal) que receberam partidas do maior campeonato de basquete do país ao longo de seus sete anos de existência.

Números comprovam: O equilíbrio da partida se refletiu nos números e na maioria dos fundamentos as equipes tiveram desempenhos bem parelhos. Só que nos tiros de três pontos e nos lances livres o São José mostrou superioridade. Nas bolas longas foram dez acertos dos paulistas contra apenas quatro dos baianos, enquanto que nos tiros livres os joseenses foram praticamente perfeitos, com 12 arremessos convertidos em 13 tentativas.

Fizeram falta: Ambos com larga experiência no NBB e reforços do Vitória, o armador Kojo Mensah e o ala Álvaro Calvo não puderam estrear ao lado de seus companheiros por conta de problemas em suas documentações. Além da dupla de estrangeiros, o técnico Régis Marrelli não pôde contar com os serviços do armador Rafinha e do ala/armador Taddei, ambos lesionados. Do outro lado, o São José teve os desfalques do ala/armador Cauê e do ala Arthur e também atuou desfalcado.

Fala aí: “Apesar da derrota, fiquei contente com a apresentação da equipe. Tivemos um curto período de treinos, enquanto que o São José vem de um título paulista. Não pudemos contar com algumas peças importantes, mas o time se superou e jogou de igual para igual contra uma forte equipe”, disse o treinador do time baiano, Régis Marrelli.

Por mais que a gente esteja vindo do título paulista, o time apresentou bastante ansiedade. Temos que ter mais paciência e tranquilidade. Não conseguimos jogar da maneira que a gente gosta, que é com uma defesa forte e rápidas saídas para os contra-ataques, mas o importante é que vencemos. Na minha visão o Vitória fez uma grande partida e souberam segurar nossa velocidade”, analisou Chris Ahmed, técnico do São José

Com moral: Cestinha do Vitória, com 18 pontos, o ala/armador Jason Smith precisou deixar a quadra minutos antes do fim ao cometer sua quinta falta pessoal e foi ovacionado pela torcida rubro-negra.

Momento decisivo: Depois de um início equilibrado (14 a 13), o time paulista teve bom desempenho nos minutos finais do primeiro quarto e abriu vantagem no placar (22 a 15). Depois disso, com o controle da partida nas mãos, os joseenses conseguiram seguras todas as tentativas de reação dos baianos e saíram do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras com um resultado positivo na conta.

E agora: Depois de iniciar sua caminhada no NBB 2015/2016 com vitória fora de casa, o São José seguirá no Nordeste do país e enfrentará o Basquete Cearense, na próxima sexta-feira, às 20h30 (de Brasília), em Fortaleza. No mesmo dia, às 21h (de Brasília), o Vitória voltará a atuar ao lado de sua torcida e encarará o Mogi das Cruzes/Helbor em busca de seu primeiro triunfo no NBB.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário