Após a euforia, a razão: uma análise do semestre do Bahia

Em 09/12/2014 este mesmo blog trouxe um post (aqui) trazendo a relação dos jogadores que ainda terminavam o ano com contrato vigente com o Bahia. A relação trazia 25 jogadores com contratos vigentes, sendo certo que, destes 25, 7 saíram, 1 deles é Ávine, 2 deles são Feijão e Lenine e o menino Jacó voltou pra base. Além disso, foram dispensados (ou não tiveram seus contratos renovados) 17 jogadores. Em resumo: era um total clima de fim de feira.

A atual diretoria assumia um clube com elenco extremamente enfraquecido e com o time recém rebaixado. Dentre as primeiras decisões da nova presidência, tivemos a contratação do técnico Sérgio Soares e do Diretor de Futebol Alexandre Farias, que começaram a montagem do elenco.

Seguindo a linha adotada pela nova presidência, diminuíram as contratações de ex-jogadores em atividades e foram trazidos jogadores que pudessem se encaixar na visão ofensiva de futebol de seu novo treinador. Com a exceção de Chicão, vieram 8 jogadores com idade inferior a 30 anos. Além disso, mantiveram jogadores como Titi, Kieza e Maxi, e ainda repatriaram Pittoni. Pra compor o restante do elenco, foram promovidos (ou mantidos e reintegrados) inúmeros jogadores da base, para compor o elenco. Dentre os mantidos e reintegrados, tínhamos Railan, Robson, Bruno Paulista, Feijão, Lenine, Rômulo, Jeam e Zé Roberto. Dentre os promovidos, tivemos Jean, Carlos, Patric, Yuri, Gustavo Blanco e Mateus.

E foi com este elenco, R$1,7 milhão mais barato do que o do ano passado (aqui), que o time iniciou o ano. E foi com este elenco, mais barato, mais jovem e também mais dedicado, que Sérgio Soares montou um time ofensivo. Jean (Douglas Pires), Tony, Robson (Thales), Titi e Bruno Paulista (Patric), Pittoni, Souza e Tiago Real, Maxi, Kieza e Leo Gamalho (Zé Roberto ou Rômulo) formaram a base da equipe no primeiro semestre.

Após um inicio naturalmente instável, a equipe se encontrou. Após chegar a engatar uma série de 16 jogos sem derrota, vieram os primeiros jogos das finais de Nordestão e Campeonato Baiano.

Perdemos pro Ceará e, após vexatórios 3×0 em Conquista e uma segunda derrota para o time cearense (que vi in loco no Castelão), o Bahia cumpriu seu dever e ficou com o título baiano após o massacre do último domingo (só não estive na Fonte porque estava em Brasília e não voltei a tempo).

Apesar das duas derrotas para o Ceará e do tropeço no 1º jogo contra o Vitória da Conquista, penso que o 1º semestre foi, sim, positivo. Perdemos o Nordestão para um time que mereceu o título, que ganhou de forma invicta.

É óbvio que o time precisa de reforços pra Série B. A meu ver, é fundamental que traga dois laterais e um zagueiro pra chegar e serem titulares. Além disso, se possível, seria interessante trazer mais um meia e outro atacante, já que precisamos de um elenco mais completo pro Brasileiro.

Contudo, penso que o grande ganho deste semestre foi voltar a ver o Bahia se impor dentro de campo. E penso que o grande responsável por isso, se chama Sérgio Soares. Mesmo sem ter um lateral esquerdo de ofício e com um elenco repleto de jovens, ele implementou um esquema ofensivo, quase sempre com 3 atacantes e um meio campo sempre formado por jogadores que marcam e sabem jogar.

Pra mim, o grande achado de SS foi a utiliza;ao de Pittoni. O paraguaio começou a ser escalado como primeiro volante e fez um semestre primoroso, armando o time de trás, dando fluidez na saída de bola.

Além disso, “ressuscitou” jogadores como Titi, Maxi e Kieza, que, com o citado Pittoni e o recém chegado Souza (que pra mim evidenciou o ótimo negócio feito com a venda do, pra mim, limitado Pará), formaram a base do time.

Apesar de ciente das dificuldades e das necessidades de reforços, penso que é fundamental que o Bahia mantenha o Diretor de Futebol, recentemente sondado no Cruzeiro (aqui) e a comissão técnica ao longo de todo o campeonato, que será duro.

O Bahia, se quiser retomar sua grandeza, tem que voltar de forma imediata para a Série A. Se continuar neste trilho, creio ser bastante possível.

Carlos Patrocinio – Torcedor do Bahia e amigo do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário