Recursos e apelações podem rebaixar o Flamengo

Um Campeonato Brasileiro que rebaixa dois times da tradição e apelo de público como Fluminense e Vasco, naturalmente iria causar rebuliços e movimentação extra campo, visando modificar o quadro definido em campo. Mas, desta vez, pode sobrar até para o Flamengo e já não duvido que diante de tantos recursos e apelos, o Brasileiro de 2013 não tenha nenhum clube rebaixado e o ano de 2014 comporte 24 clubes, para que todos fiquem em paz, notadamente o influente futebol carioca que, de 4, agora só tem dois representantes.

De acordo com o site UOL, três julgamentos irão ocorrer e podem mudar completamente a tabela. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pode punir a Portuguesa, pela escalação irregular do meia Heverton na última rodada. O clube paulista pode ser punido com a perda de quatro pontos, fato que tiraria o Fluminense das quatro últimas posições.

Heverton foi suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva),  na sexta-feira, por dois jogos, após ser expulso contra o Bahia ao término da partida. Ele já havia cumprido um jogo contra a Ponte Preta, mas entrou em campo no domingo contra o Grêmio, aos 32min do segundo tempo. Caso o tribunal acate e julgue procedente a denúncia, a Portuguesa perderia três pontos pelo erro e mais o ponto (um) da partida em questão – empate por 0 a 0.

Ainda segundo o site, outro rebaixado que tenta mudar sua situação pelos tribunais é o Vasco. A diretoria deve recorrer nesta quarta-feira ao STJD, para tentar ganhar os pontos da partida contra o Atlético-PR e, com isso, anular o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

O clube alega que o tempo de paralisação por causa da briga generalizada nas arquibancadas da Arena Joinville, foi superior ao que determina o regulamento. Mas, agora, a estratégia é apontar falta de segurança.

Se obtiver sucesso, o time cruzmaltino ganha três pontos, enquanto a equipe paranaense perde os três que conseguiu pelo triunfo. Caso isso ocorra, a equipe de Curitiba cairia para a quarta colocação, que hoje é ocupada pelo Botafogo e não dá vaga garantida para a Libertadores da América. O quarto lugar do Nacional só vai disputar o torneio sul-americano, em sua fase preliminar, se a Ponte Preta perder a final da Sul-Americana para o Lanus, da Argentina, na quarta.

Outro jogador suspenso na sexta-feira, que atuou no fim de semana, foi André Santos, do Flamengo. O jogador foi julgado pela expulsão na final da Copa do Brasil e pegou um jogo de gancho. O caso também será analisado pelo STJD e é similar ao da Portuguesa: caso seja punido, o time rubro-negro perde quatro pontos.

No cenário mais improvável, em que todos os três julgamentos modifiquem o que ocorreu em campo, o Flamengo seria rebaixado junto com a Portuguesa, enquanto Vasco e Fluminense seriam salvos.

Para essa situação ocorrer, Flamengo e Portuguesa teriam que ser punidos com a perda de quatro pontos, e o Vasco ficar com os três pontos da partida contra o Atlético-PR, que ficaria sem a vitória e perderia a vaga direta para a Libertadores.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário