Série D: Confirmada fórmula da FBF

Em ofício encaminhado à Federação Bahiana de Futebol (FBF), na tarde desta quarta-feira (24), o Departamento de Competições da CBF confirmou a nova fórmula para a Série D do Brasileirão. As mudanças foram reivindicadas e propostas, tempos atrás, por várias Federações de Futebol do país, entre elas a FBF. 

Durante a passagem do presidente da entidade nacional, José Maria Marin, pela Capital baiana, no último dia 16 de outubro, o presidente Ednaldo Rodrigues mais uma vez reiterou o pleito. 

Como havia antecipado o site da FBF, na terça-feira (23), a Série D passará a ser disputada por 32 clubes em 2013, em vez de 40, como em 2012. Assim, cada um dos 27 Estados brasileiros terão um representante na disputa. 

As demais vagas serão compostas pelos quatro clubes rebaixados da Série C 2012 e o quinto colocado da própria Série D, em 2012.

As agremiações serão divididas em quatro grupos de oito cada na fase de classificação. 

Os oito de cada grupo jogarão entre si no sistema de pontos corridos, em ida e volta, o que assegurará o mínimo de 14 partidas por participante, proporcionando um calendário mais extenso e benéfico para cada clube. 

 Ao final da primeira fase, as quatro melhores equipes de cada grupo avançarão para as oitavas de finais. Os 16 classificados serão divididos em oito grupos de dois, onde os confrontos serão disputados no famoso mata-mata. 

O sistema eliminatório será adotado também nas quartas de finais e semifinais até que sejam conhecidos os quatros que ascenderão à Série C de 2014 e o campeão da Série D 2013.

Um dos maiores defensores da reformulação da competição, Ednaldo Rodrigues comemorou mais uma conquista em prol dos clubes brasileiros.

 “Agradecemos a diretoria da CBF, principalmente a sensibilidade do vice-presidente Marco Polo Del Nero do diretor de desenvolvimento e projetos, Reinaldo Bastos. Essa reformulação era mais uma esperança e agora se tornou mais uma conquista, uma realidade. 

Agradecemos também ao presidente Marin pelo esforço realizado para que tenhamos uma competição rentável aos participantes e pela homologação do novo formato. Todos eles fizeram uma engenharia muito grande para viabilizar a competição”, destacou.

Bahia 

– Como havia sido divulgado antecipadamente pela FBF, o representante baiano na Série D 2013 será decidido através do Baianão do próximo ano. Em comum acordo com a entidade, todos os clubes abriram mão da vaga pela Copa Governador do Estado, que passará a valer para o campeão a participação na Copa do Brasil. 

“Todos chegaram ao consenso de que o participante da Série D será escolhido de forma mais democrática, já que antes a vaga era disputada entre seis clubes da Copa Governador (excluindo a dupla BaVi) e agora será disputada entre dez clubes na 1ª Divisão do Campeonato Baiano”, concluiu o dirigente.

O regulamento da nova Série D, com todos os detalhes do sistema de disputa, será divulgado em breve pela CBF.

Por Yuri Barreto – Comunicação FBF

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário