As declarações do técnico do Bahia

Voltando para casa, ontem à noite, ouvi a coletiva do técnico Jorginho nas rádios e me revoltei com uma declaração em particular: “O que os jogadores fazem nas folgas é problema deles, eles não podem é deixar de treinar”. O técnico do Bahia respondeu após questionamento dos repórteres sobre comportamentos extra-campo, a exemplo de envolvimento com casos policiais e bebedeiras. 

Me permita discordar inteiramente. E aqui falo agora como profissional de saúde e não como torcedor ou blogueiro. Atleta precisa ter comportamento de atleta, que deixe para consumir bebidas alcoólicas nas férias. Reparem: o álcool, ao adentrar no organismo é metabolizado no fígado, desviando o metabolismo da glicose e levando a alta produção de aldeídos, uma substância tóxica para o organismo, quando em grandes concentrações. Esses eventos prejudicam as reservas musculares de glicogênio e consequentemente diminuem a resistência muscular. A combinação desses fatores predispõe a ocorrência de lesões. O músculo pode levar um tempo para se recuperar, dependendo da quantidade de álcool ingerida. Se ainda tiverem dúvidas, leiam sobre o metabolismo do álcool no livro de Bioquímica, de Mary K Campbell, muito respeitado na comunidade científica. 

Voltando. O jogador Souza, por exemplo, quase não jogava contra o Internacional, alegando não ter condições emocionais depois de ter sido acusado de ter agredido uma mulher em festa particular. Após a partida em Porto Alegre, o jogador foi até o Rio de Janeiro para visitar a família e tranquiliza-la quanto ao caso em evidência na mídia. Na segunda-feira pós jogo, o atleta teria sido visto em uma boate carioca, ingerindo bebida alcoólica, segundo sites. No treino após retorno do Rio, o jogador Souza sofreu uma lesão que o deixou fora das últimas partidas do time. Desculpem, mas eu preciso falar dessas minhas sensações porque o torcedor não é bobo Souza. Você prejudicou o time. No seu íntimo, você sabe disso. Só não sei se está realmente preocupado com isso. 

Mas enfim, não vou falar tudo que acho agora, pois Souza não é o único que curte bem uma intoxicação por álcool. Tem outros. Eu só espero que o falador do Marcelinho Guimarães esteja atento a isso tudo. E não estou falando isso porque o Bahia perdeu não. É porque eu não sou otário e pago ingresso para ver o Bahia jogar no estádio.

Perder jogando é uma coisa, perder como perdeu hoje é outra. Se tivesse jogado como fez diante do Fluminense, eu não estaria tão retado. Vamos agora fazer continhas e torcer contra os concorrentes. 

Vinicius Sampaio 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário