Regulamento do Campeonato Baiano 2012

Galera, juro que eu tentei escrever alguma coisa com o mínimo nexo, engraçada ou com uma sombra de boas expectativas para Campeonato Baiano 2012. Mas não consegui, por dois motivos. Primeiro porque não lembro do último Campeonato Baiano rico de bom futebol, ou ao menos justo em todas as fases.

O outro motivo que me impede de escrever algo relevante é o fato do título não ser bem vindo ao interior, é isso mesmo que eu escrevi, o título não é bem vindo, pelo simples fato de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em meio a dificuldade, então do que adianta ser campeão e ficar estacionado no Campeonato Baiano, investir o pouco que ganhou e terminar com saldo 0 e no mesmo lugar de antes do título, ou repetir a história do Colo-Colo e terminar onde está, é uma pena mas o estadual tá perdendo completamente a graça.

Mas vamos tentar falar dos pontos positivos, o campeonato dessa maneira escolhida para disputa, pode não ser perfeito, mas deve ser muito mais justo que a edição anterior, onde muitos clubes tiveram campanhas superiores na primeira fase, e pelo fato de está em um grupo onde o grau de dificuldade foi grande, ficou de fora da fase final, disputando o grupo da morte com a indigestão de ter que ver, times do grupo alheio com campanha inferior a sua, disputando classificação.

O campeonato pode ser mais justo, e mais emocionante, confira o artigo 8 e os principais artigos do regulamento do Campeonato Baiano 2012.

Art. 8º – Fase I – De Classificação terá a participação de 12 (doze) Associações as quais comporão o Grupo – 01, que se enfrentarão no sistema de ida e volta, dentro do grupo, classificando-se para a Fase II – Semifinal as 04 (quatro) primeiras colocadas.

Parágrafo Único
– Fica desta forma a composição do Grupo – 01, da Fase I – de

Classificação:


GRUPO – 01

Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Camaçari, Feirense, Fluminense, Itabuna, Juazeirense, Juazeiro, Serrano, Vitória e Vitória da Conquista.

Art. 9º – A Fase II – Semifinal – será disputada pelas 04 (quatro) Associações que tenham obtido classificação na Fase I, sendo que as referidas Associações serão distribuídas nos Grupos 02 e 03, conforme Parágrafo 2º.

Parágrafo 1º A Fase II – Semifinal – terá a participação das 04 (quatro) Associações classificadas da Fase I, as quais comporão os Grupos 02 e 03, e que se enfrentarão no sistema de ida e volta, dentro dos respectivos grupos, classificando-se para a Fase III – Final, a Associação primeira colocada de cada grupo.

Parágrafo 4º – O mando de campo do jogo de volta e a vantagem da disputa, isto é, ser declarada campeã, em caso de empate, no “jogo de 180 minutos”, pertencerá à Associação de melhor campanha em todo o Campeonato, somando-se as duas fases Disputadas.

Art. 11 – As Associações Campeã e Vice-Campeã do CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL PRIMEIRA DIVISÃO – EDIÇÃO 2012, terão acesso a COPA DO BRASIL – EDIÇÃO 2013.

A competição será iniciada no dia 18 de janeiro e encerrada em 13 de maio de 2012.
O regulamento completo, o plano de ação, a tabela, a classificação e mais detalhes sobre o Campeonato Baiano 2012, podem ser vistos clicando aqui.

Twitter:
@Daanilopereira

Autor(a)

Deixe seu comentário