Bahia alcança seu melhor início de Brasileirão desde 1986

Esse também é o melhor início de Brasileiro do Bahia desde 1986.

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Com o triunfo importantíssimo diante do Botafogo, no domingo (5), por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Esporte Clube Bahia registrou seu melhor início de Série A na era dos pontos corridos. Desde 2003, quando o formato passou a ser adotado, essa é a primeira vez que o Esquadrão consegue somar 10 pontos nos cinco primeiros jogos, segundo levantamento do portal Itatiaia.

 

Esse também é o melhor início de Brasileiro do Bahia desde 1986. Naquele ano, o Esquadrão fez uma excelente campanha na competição. Na primeira fase, emplacou sete triunfos. Vale lembrar que naquela época, a vitória valia 2 pontos, portanto, o time somou 14 pontos nas sete primeiras rodadas. Em 86, nas cinco primeiras rodadas, o Bahia venceu Rio Branco (4×0), Vasco (1×0), Piauí (3×1), Tuna Luso (3×0) e Santos (3×0), somando 10 pontos.

O tricolor encerrou a primeira fase do Brasileiro de 1986 sem perder um jogo e na liderança do Grupo C, com 17 pontos somados, em dez partidas disputadas, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Guarani, que ficou com o vice-campeonato, perdendo a decisão nos pênaltis para o São Paulo.

Com os 10 pontos somados na Série A de 2024, o Bahia ocupa a vice-liderança, empatado com o líder Athletico-PR, que só fica na frente pelo saldo de gols (4 x 2). O Tricolor tem o terceiro melhor ataque, com 8 gols marcados, atrás de Botafogo, com 11, e Atlético-MG, com 9. Além disso, Everaldo, com 3 gols, está entre os artilheiros da competição.

O Esquadrão não estreou bem na Série A, e foi derrotado pelo Internacional, por 2 a 1, de virada, no Estádio Beira-Rio. Porém, se recuperou na rodada seguinte, vencendo o Fluminense de virada, por 2 a 1, na Arena Fonte Nova. Na 3ª rodada, chegou a estar perdendo de 2 a 0 do Vitória no Barradão, mas arrancou um empate com gols de Biel e Everaldo. Em seguida, derrotou o Grêmio, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova. Por fim, no último domingo, conquistou o primeiro triunfo como visitante ao derrotar o Botafogo.

Os comandados de Rogério Ceni voltam a campo no próximo domingo (12), às 18h30, para enfrentar o Red Bull Bragantino, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada do Brasileirão. O Esquadrão está invicto há 14 jogos atuando em Salvador.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário