Só Jair, Marcelo Guimarães Filho?

Goleiro JairO Campeonato Baiano acabou e agora todas as atenções se voltam para as disputas dos campeonatos brasileiros das séries A, B e D, com Bahia, Vitória, Bahia de Feira e Vitória da Conquista, respectivamente. O Bahia segue contratando bem ao seu estilo, jogadores dispensados, encostados, come-dorme e considerados por outros clubes como imprestáveis.

Ontem, o doado foi o Marcelo Lomba, goleiro com passagem curtíssima no elenco titular do Flamengo, após o afastamento do titular Bruno, acusado de assassinato. O diretor de redação da Tribuna, Paulo Roberto Sampaio, novamente faz seu protesto e sugere a contratações de destaques do Bahia de Feira. Confira.

O jogo ainda caminhava para o seu final no Barradão, o Bahia de Feira botava o Vitória na roda com um show de bola de Lau, Bruninho, Carlinhos, João Neto e companhia, e na cabeça do torcedor do Bahia, do velho esquadrão de aço, uma pergunta ficava à remoer todo tempo: por que será que no Bahia de Marcelo Guimarães Filho e Paulo Angioni nenhum jogador desses tem vez? Por que o Bahia não parte para contratar um desses craques feirenses?

No passado, na época em que jogar no Bahia era motivo de orgulho para qualquer jogador e o clube tinha uma direção respeitada, que não vivia submissa nem estabelecendo estranhas parcerias com empresários, craques como os que o Bahia de Feira revelou este ano sairiam do Barradão direto para o Fazendão.

Quem não se lembra da dupla de zaga Sapatão e Mario Braga? E do bom meio-campo Delorme? E de João Daniel? Todos egressos do Fluminense de Feira e que viraram ídolos no Bahia nas décadas de 70/80.

Mas hoje os tempos são outros, os interesses são outros e mesmo o Bahia estando de volta à Série A sua direção insiste em contratar os refugos do sul do país. Refugos empurrados goela abaixo da torcida por um presidente que ou não entende nada de futebol – neste caso seria um incompetente de carteira assinada – ou possui interesses que se sobrepõem à bandeira tricolor.

Acorda, presidente, enquanto há tempo. Ou será que a goleada de 4 a 2 na última sexta-feira para o modesto Bragantino, mero figurante da Série B, num prosaico jogo-treino em Lindoia não soou como um alerta? Para que trazer refugo e mais ferro velho como os que desembarcaram este ano no Fazendão?

Basta, presidente. A torcida quer time. Quer jogadores que encarnem a alma tricolor em campo, nem que seja a do grande Bahia de Feira, justíssimo campeão baiano de 2011. E não basta trazer só o goleiro Jair, exatamente no dia em que anuncia a contratação de outro goleiro, Marcelo Lomba, que estava no come e dorme do Flamengo. Se foi para tentar calar a boca ou amainar a indignação de sua torcida, não vai conseguir mesmo.

Autor(a)

Deixe seu comentário