Baianão 2012 precisa sofrer modificações.

O Campeonato Baiano 2011 ainda nem terminou, mas já se pensa na competição do próximo ano e a sugestão é do presidente do Conselho Deliberativo do Bahia de Feira, Jodilton Souza, que é um dos favoráveis a uma mudança completa da fórmula de disputa da competição, que, segundo ele, não é do agrado de todas as equipes. O presidente faz considerações sobre o atual sistema de disputa, faz criticas e sugestão em matéria publicada no site oficial do clube que, dentro de campo, chamou para si o direito de bem representar o futebol da cidade de Feira de Santana – Confira.

A atual fórmula de disputa da competição não é das mais justas, pois, por conta de outros critérios, equipes que tem um somatório maior de pontos ficaram alijadas da segunda fase em detrimento de outras que fizeram uma pontuação inferior. Esta situação tem desagradado aos dirigentes, que pensam em mudanças.

De acordo com Jodilton Souza, as discussões para a próxima competição precisam ser iniciadas de imediato para que quando a Federação Bahiana de Futebol (FBF) promover o arbitral, os clubes já tenham uma idéia formada sobre o sistema de disputa conveniente a ser aplicado no estadual. “Particularmente, já fiz alguns estudos e cheguei a duas alternativas: a primeira é que a competição seja dividida em dois turnos. Em cada turno, o time faria 11 partidas e, ao final, os quatro primeiros se classificam, com o primeiro pegando o quarto e o segundo o terceiro em jogo único. Os dois melhores decidem o turno e o campeão vai para a final”, explica.

Jodilton ainda apresentou outro modelo de fórmula de disputa. “Seria o mesmo que vinha sendo aplicado até o ano passado: pontos corridos, com cada um fazendo 22 jogos e ao final os quatro melhores passam para a semifinal e depois a final. É bom ressaltar que vou conversar com o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, e pedir a sua autorização para fazer uma reunião entre os clubes para que depois não pensem que estamos realizando reuniões paralelas. Espero que com isso tenhamos uma competição melhor estruturada”, afirma.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário