Sem Seleção, o que nos restou então?

Devido à alguns problemas pessoais sérios, precisei ficar um pouco afastado deste blog, sem me dedicar com afinco ao mesmo. Mas já estou melhor e voltando para continuar a escrever textos referentes ao nosso tricolor, que já não posso chamar mais “de aço” porque sua gestão e competência não permitem.

A Copa do Mundo acabou para o Brasil e nós torcedores do Bahia perdemos mais uma oportunidade de comemorar uma conquista, inclusive a última foi na Copa do Mundo de 2002, quando nosso canarinho conquistou o Pentacampeonato Mundial de futebol. Resta-nos agora torcer pelo tricolor na Copa do Nordeste a na série B do Brasileirão.

No campeonato do Nordeste, o tricolor começou muito mal, está a seis pontos da zona de classificação, e só mesmo um milagre poderá nos levar para as semi-finais. Digo milagre porque a projeção de pontos leva à crença de que o último classificado deverá ter em torno de 22 ou 23 pontos, e o Bahia só tem 5, ou seja, dos sete jogos restantes, o tricolor tem que vencer seis ou vencer cinco, empatar duas e torcer por tropeços de seus concorrentes. Impossível para o Esporte Clube Bahia? Pela tradição na região nordeste, não seria impossível, mas pelo futebol que o time vem apresentando, esse não nos dá qualquer confiança de superação e volta por cima. O time considerado profissional vai atuar nas últimas partidas, mas talvez já não exista tempo para correr atrás dos pontos perdidos. O jogo de hoje, contra o CRB, é decisivo. Ou o tricolor morre de vez ou se mantém vivo na UTI, esperando vagar um leito na enfermaria… Alta? Por agora, não dá para pensar nisso. Talvez daqui à quatro rodadas eu possa fazer uma nova avaliação e cogitar essa possibilidade.

Na série B, estamos em situação um pouco melhor, na sétima colocação, a um ponto da zona de classificação para a série A. Poderia ser razão de alento para a torcida tricolor, mas o problema todo é que durante a parada da Copa, o planejamento do Bahia parece ter sido falha, mais uma vez. Eu diria que o tricolor tem obrigação de voltar à série A do Brasileirão nesta temporada, e com os erros cometidos nas últimas duas partidas da série B Pré-Copa, era para o grupo ter permanecido treinando e, se possível, até jogando algumas partidas da Copa do Nordeste, para acertar os erros. No máximo, um folguinha durante o São João e nos dias de jogos da seleção brasileira. Mas enfim, não estou no planejamento do Bahia. O próximo compromisso pela série B é contra o Guaratinguetá, no interior de São Paulo, no dia 13/07. O Bahia tem a responsabilidade de conseguir, ao menos, um ponto por lá e buscar o triunfo contra o São Caetano, em Pituaçú, no dia 16/07. Só assim poderá manter-se na zona G4 e com possibilidades de engrenar na competição.

Nesse momento, mesmo triste e sem muitas expectativas de brilho azul, vermelho e branco na temporada 2010, ou ainda enquanto essa diretoria estiver à frente do clube, sigo apenas na esperança de ver o Esporte Clube Bahia voltar a ser grande novamente.

Esse texto pode ser lido no www.baheameuesquadrao.blogspot.com
Classificação do Campeonato do Nordeste
Dia 8/7/2010: Assista aqui ao vivo: Bahia X ABC

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário