O que é a Revolução Tricolor no Bahia?

Revolução TricolorInteressante notar uma mudança fundamental na forma como os torcedores hoje veem o futebol. Antes, os mais jovens achavam que o futebol era alienação, instrumento para armotizar a consciência popular dos problemas sociais. A década de 60 e 70 foi marcarda por essas divisões entre conscientização política versus o futebol brasileiro.

Hoje, o futebol ganhou status de importante manifestação popular nas academias do saber, como: tema de monografias sobre ele, livros e uma série de estudos voltados para sua emancipação enquanto criação cultural de nosso povo. Nada mais falso falar em futebol hodiernamente como apêndice de ideologias de esquerda ou direita. Reduzir o futebol aos velhos conflitos de classes soa babaca, como também sugere a necessidade dos dinossauros das grandes ideologias do sec. XX a lerem um pouco de Max Weber e Karl Popper.

Autorizado sobre a produção ciêntifica da autonomia da cultura, o futebol agora é também militância onde se travam disputas de poder. As pessoas não se veem mais como pertencentes a esta ou àquela classe social, mas antes com laços sobre traços específicos de suas identidades traçadas por uma condição especial que as distingue das demais. Assim, surgiu a Revolução Tricolor.

Quem são? O que pretendem os membros da Revolução Tricolor? Ultimamente o papel do torcedor saiu das arquibancadas para as ruas com protestos, petições pedindo punição de dirigentes e partipação na vida politica do E.C.Bahia. A luta antes travada com apelo à violência, agora pede soluções legais e legítimas. A Revolução Tricolor é um grupo de sócios que almeja a mudança do seu clube de dentro para fora com reformas institucionais vigorosas alimentadas pelos chamados direitos humanos/fundamentais de 4ª geração e 5ª geração, entre esses direitos esta a democracia política.

O grupo Revolução Tricolor tem marcado sua existência até agora também pela sua atuação ética. A ética que muitos partidos levantam como carro abre alas durante eleições; para a Revolução Tricolor é “conditio sine qua non” para a mudança da mentalidade que vem dando as cartas no modo de administrar os assuntos do futebol no E.C.Bahia. Eles pedem além de democracia, também respeito ao Estatuto do Clube, transparência e prestação de contas. Isso no mundo do futebol é muita coisa!

Hoje, nos jogos do Bahia, você pode observar faixas pedindo ética e democracia nas arquibancadas. Ao invés das bandeiras tremulando e gritos de guerra para o time, hoje vê-se com orgulho rapazes despojados de suas próprias lutas pessoais para lutar por seu clube. Não só o time é importante, como mostram os revolucionários tricolores, mas, principalmente, a razão de ser dos times de futebol, o clube.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário