Pontos corridos versus mata-mata: Qual a melhor fórmula?

Vantagens dos pontos corridos:

1- Vence realmente o melhor.

2- Até agora, ao contrário do que se temia, vários clubes chegam às últimas rodadas com chances de ser campeão e/ou de ir pra Libertadores.

3- Fórmula melhor compreendida por todos e dá pra transmitir para fora do país, aumentando a credibilidade e serve como vitrine para nossos atletas.

Vantagens do mata-mata:

1- Se um time é campeão no mata-mata, é porque derrotou seu adversário direto e não dependeu de resultado de terceiros.

2- Ambos os times começam cada chave do zero, e quem tiver mais raça vence.

3- Mais emoções para o torcedor de ambos os times pois um Asa de Arapiraca se nivela a um Palmeiras, ainda que por baixo. As torcidas podem muito bem vencer as partidas.

Desvantagens dos pontos corridos:

1- Muitos times medianos podem ficar anos a fio empurrando com a barriga pois sabem de antemão que não terão chance alguma, como o Vitória, o Coritiba/Atlético-PR, etc.

2- Estes mesmos times “eliminados” precocemente acabam na ociosidade e sujeitando-se a serem massa de manobra, como o Goiás que praticamente decidiu a competição ontem, jogando com uma vibração jamais vista no insosso time verde.

3- Possibilidade de se elitizar o futebol nas mãos de apenas 3 ou 4 clubes. Vide o SP com seus 3 campeonatos seguidos e o Inter que quase sempre chega no G4 todo ano.

Desvantagens do mata-mata:

1- Clubes que planejaram bem e contrataram bem o ano todo podem ver tudo ruir numa só partida (aquele jogo em que nada deu certo) perdendo para equipes “armengadas”, como o Corinthians de 1990 versus o São Paulo de Telê.

2- Fórmulas confusas que afugentam o torcedor mais simplório e fazem o futebol nacional perder credibilidade lá fora.

3- Fase classificatória privilegia o mais pragmático e não o mais competente, como o Santos de 2002.

E aí? O que acham? Alguma outra sugestão neste item vatagens vs desvantagens?

Em tempo: Corrupção no futebol existe em todo o mundo. Aceita mala branca quem quer e time campeão não escolhe adversário: vence-o!

Cássio Nascimento Marques

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário