Tiririca e tiririquinha

– Tiririquinha, tem certas coisas que se prometem mais não se cumprem. Veja que o tempo é o melhor remédio para os idealistas. O esquecimento das massas é natural, tudo conspira a favor do imediatismo.

– Painho, eu prometi eleições democráticas. Veja outros clubes que se…

– Cala a boca! Para quê eleições democráticas no Bahia? O Bahia precisa é de jogador bom para dar alegria à sua torcida.

– Painho, você não consegue muito sem uma base política institucional saudável… Eu aprendi isso na Universidade, quando analisamos as razões de ascensão e queda de tiranos. Veja que muitos clubes entram em crise com jogadores bons em seus elenco.

– E a democracia poderia evitar as crises inevitáveis às competições? Claro que não, pois teríamos institucionalmente um clube caótico sem ter como responder aos reclames da torcida por um nova forma de gerir o futebol com rapidez. A concentração de poder é útil para determinações urgentes que necessitam de medidas enérgicas.

– A experiência mostra o contrário, painho: transparência e credibilidade ajudam a superar crises. Aprendemos a dividir o poder para que todos ganhem com isso. A torcida acaba por jogar junto com a diretoria a fim de superar os desafios e dificuldades da mundialização do futebol com retornos ao torcedor que verdadeiramente decide e aprende a participar das decisões do clube. Veja o Internacional, que beleza? Uma receita mensal garantida.

– Balela pura, tiririquinha. Você tem que ser menos filosófico e mais superficial. Não adianta certas especulações filosóficas. Você deve ver primeiro sua carreira e estar ao lado de quem pode lhe ser útil no momento. Não pense em sacrifícios. Certas pessoas podem apenas ser úteis a gente, depois devemos lhes dar às costas para que possamos estar sempre junto do poder. E poder pode ser dividido na democracia, e isso é ruim para os castelos que podemos erguer ainda lá em Itaparica.

– Painho, você é o meu mestre.

“Maurício, acredito que marcelinho ja mostrou personalidade suficiente para não o questionarmos desta forma:
1º. – Fez o mais importante, ao meu ver; a” DESMARACAJANIZAÇÃO ” DO BAHIA, mantendo este bem longe .
2º. – Trouxe Paulo Carneiro, que poderia render criticas gigantescas, mas nosso presidente manteve sua decisão, e estamos vendo uma melhora real do padrão do time e do clube. Vamos aguardar uma coisa de cada vez, ele prometeu e o Bahia fez um acordo para eleições diretas em 2011, deixemos ele trabalhar em paz, é bom para o clube, para ele e para quem ama o clube. Atenciosamente, Adriano*.”

*Dr° Adriano Fonseca é participante do fórum ecbahia.com.br, médico e torcedor do Bahia com serviços prestados ao tricolor.

Maurício Guimarães

Autor(a)

Deixe seu comentário