Carnaval sem futebol, mas com trabalho

Com o adiamento do jogo Bahia x Madre de Deus, que estava programado para este sábado, dia 21, e está remarcado para o final do mês de março, o Campeonato Baiano de Futebol da 1ª Divisão entra em recesso de sete dias, durante os festejos do Carnaval. A bola só volta a rolar na próxima semana, quinta-feira, dia 26, com a realização da 11ª rodada da fase de classificação, com seis jogos acontecendo, um na capital, Bahia x Colo-Colo, em Pituaçu, e os demais no interior do Estado.

Mas o recesso do futebol em função do Carnaval, não significa folga geral, liberdade para Comissão Técnica e jogadores, particularmente dos dois clubes da capital, Bahia e Vitória, para pularem atrás do Trio Elétrico, nos circuitos do Campo Grande a Ondina. A profissionalização do futebol não permite mais essa folga que era até uma tradição, inclusive com a presença dos grandes ídolos, da Bahia e de outros Estados brasileiros, nos camarotes do circuito, ou desfilando nos blocos e afoxés.

Oficialmente apenas no domingo os profissionais de Bahia e Vitória terão folga, liberdade para conhecerem o Carnaval baiano, para os que vieram de outros Estados, ou até brincar num bloco e “beijar na boca”, como manda a musa Cláudia Leite no seu grande hit e o maior sucesso musical da folia de 2009. As Programações das Comissões Técnicas da dupla Ba-Vi é intensa, com muito trabalho nos Centros de Treinamentos do Fazendão e da Toca do Leão.

“Não tem folga nem licença para ninguém”, ressalta o Supervisor do Vitória, Mário Silva, que já divulgou no site oficial do clube toda a programação de trabalho de hoje à quinta-feira, quando a delegação viaja para o interior do Estado para o jogo contra o Itabuna, no estádio Luís Viana Filho.

“Aqui ninguém pediu licença, nem para viajar, rever familiares no interior ou em outros Estados. Mesmo porque, se pedisse, com certeza não seria atendido”, disse o Assessor de Imprensa do Bahia, Jayme Brandão, frisando que haverá trabalho para todo o grupo durante os festejos de Momo, e que a Comissão Técnica vai aproveitar a folga de uma semana para recuperar jogadores que necessitam de um trabalho especial.

Bahia apresenta meia mas não tem preparador físico

A direção do Bahia apresentou ontem à tarde o meia Márcio Tarrafa, que estava no futebol de Portugal, e vem ocupar a vaga aberta com a liberação de Jean Carlo, o primeiro dos 22 reforços contratados na nova administração, mas que nem chegou a vestir a camisa do tricolor. Na reapresentação de ontem à tarde no Fazendão, o preparador físico Walmir Cruz dirigiu seu último trabalho com o grupo e se despediu dos jogadores.

Walmir Cruz aceitou o convite de Mano Menezes, e vai assumir a responsabilidade da preparação física do Corinthians, de São Paulo. O fisicultor conversou com os dirigentes, com os jogadores, e disse que não era apenas uma grande proposta de trabalho num dos maiores clubes do futebol brasileiro, mas a chance de ficar perto da sua família na capital paulista.

O presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, esteve ontem à tarde no CT do Fazendão, teve uma reunião de diretoria, com o gestor do futebol, Paulo Roberto Carneiro, e disse que estão adiantados os entendimentos para a contratação do novo preparador físico. O clube já tem um nome, mas, por enquanto, não tem nada acertado neste sentido.

O meia Márcio Tarrafa é cearense, revelado para o futebol pelo Icasa, do Ceará, e estava no Boavista, de Portugal. João Márcio Arrais da Silva tem 23 anos de idade, e ganhou o apelido de Tarrafa como referência à cidade de onde nasceu. Ontem pela manhã submeteu-se aos exames médicos de avaliação, e à tarde acertou a assinatura de contrato com o Bahia até o final do ano.

O Bahia não tem problemas para o jogo de quinta-feira, dia 26, contra o Colo-Colo, quando a capacidade do estádio Governador Roberto Santos, no Parque Metropolitano de Pituaçu, será ampliada para 25 mil lugares, no acordo com os órgãos da prefeitura, para partidas no meio-de-semana. O técnico Alexandre Gallo terá à sua disposição do lateral-esquerdo Rubens Cardoso, que volta depois de cumprir suspensão automática da 3ª advertência do cartão amarelo, na partida de quarta-feira, contra o Vitória da Conquista.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário