Volta de Newton Motta trás análises à tona no Bahia

“Newton Mota é um grande nome. Sei que ele saiu recentemente do Cruzeiro. Vou procurá-lo e apresentar o meu projeto e saber se ele se encaixa. Se entrarmos em acordo ele seria de grande ajuda para a nossa divisão de base.” Assim, o candidato à presidência do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, falou dos seus planos para reestruturar as categorias de base do Tricolor. Porém, alguns fatos precisam ser analisados e postos novamente em pauta. O primeiro fica por conta da competência de Mota na revelação de jogadores.

No Vitória, influenciou diretamente na caminhada de sucesso do clube a partir dos anos 1990 colocando no mercado nomes como: Dida, Vampeta, Alex Alves, Júnior Nagata, Rodrigo, Fábio Costa, Dudu Cearense, Leandro Bonfim, Alecssandro, Nadson, Obina, Alex Silva, Felipe, Leandro Domingues, entre muitos outros, antes de deixar o Rubro-Negro e seguir para um projeto com a criação do Real Salvador. No Real, foi responsável por Apodi, Guilherme, atualmente no Cruzeiro, Eduardo e Ananias.

Troca do Fazendão pelo Barradão

Competência comprovada, à análise recai sobre a sua atuação no Bahia durante suas duas passagens pelo clube. Na primeira, entre 1983 e 1991, deixou o Tricolor em situação difícil, ao abandonar o Fazendão e seguir para o Barradão, levado por Paulo Carneiro, trazendo consigo uma tropa de jogadores que esvaziou e enfraqueceu a base da agremiação na época presidida por Paulo Maracajá.

A segunda passagem, já em 2006, foi ainda mais devastadora. Primeiro como diretor de futebol foi responsável pela contratação de 65 jogadores de qualidade pra lá de duvidosa, como: Peris, Jean, Josemar, André Pastor, Salvino, Reinaldo, Jean Michel, Pereira, Rodrigão, Marcão, Alessandro Azevedo e Abimal, entre outros tão quanto, ou até mais nebulosos na lembrança do torcedor Tricolor. O time formado por Mota não conseguiu subir da Série C para a B, aumentando, e muito, as dívidas trabalhistas do clube.Para encerrar sua relação com “chave de ouro”, foi direcionado do futebol profissional para as divisões de base onde ficou pouco tempo e repetiu o rapa feito na primeira passagem. Newton Mota acertou com o Cruzeiro para comandar o projeto celeste de convênio com o Esporte Clube Itaúna, levando nada menos que 24 garotos que estavam sendo preparados no Tricolor, enfraquecendo ainda mais a já combalidas categorias inferiores. Matéria jornalista Éder Ferrari do Site Bahia Noticias Marcelo G. Filho tem dúvida se pode ser candidato
Márcio Martins/Bahia Noticias
O deputado Marcelo Guimarães Filho, mesmo já tendo lançado sua candidatura à presidência do Bahia, aguarda a resposta de uma consulta feita ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chignália. Ele quer saber se há impedimento para exercer os mandatos legislativo em Brasilia e presidencial no Bahia, assunto levantado aqui no site “Bahia Notícias” pelo jurista Celso Castro, professor de Direito Administrativo da UFBA.
Segundo entendimento do jurista, o artigo 54 da Constituição Federal gera o impedimento do deputado Marcelo Filho se candidatar à presidência do Bahia em 11 de dezembro. O presidente da Câmara ainda não respondeu à consulta. Mesmo com a dúvida, o deputado já anunciou seu programa de gestão para os próximos três anos à frente do clube.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário