Bahia precisa vencer para continuar o sonho da série A

Para manter o sonho da volta à Série A, a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, o Bahia sabe que não pode sequer pensar na possibilidade de empatar o jogo desta noite, contra o Paraná, no estádio Durival de Britto, em Curitiba. Uma missão que fica ainda mais difícil contra um adversário que está na zona de rebaixamento para a Série C em 2009, é o 17º colocado, com apenas 24 pontos ganhos, em 24 jogos disputados, dirigido pelo técnico Paulo Comelli, que dirigiu o time baiano na disputa do Campeonato Estadual e no início da 2ª Divisão.

O G-4, grupo dos quatro primeiros colocados, ainda está longe. A missão tem cara de ser impossível, mas nada que desanime o torcedor. Com 35 pontos conquistados, o Bahia está a oito pontos do seleto grupo que garantem uma vaga na Série A do próximo ano. Na nona colocação tem de fazer sua parte e torcer contra seus principais adversários.

Nesta rodada, a equipe pode subir duas colocações na tabela. Para isso, terá de vencer sua décima partida na competição e torcer contra Juventude e Ponte Preta. O time do Rio Grande do Sul tem 36 pontos e enfrentará o Fortaleza, no Ceará. Já os paulistas, estão com um ponto a mais e jogam em casa contra o Marília.

Apesar da inconstância no campeonato, o Bahia vem melhorando aos poucos. Prova disso são os números. Se no dia 1° de setembro o site Chances de Gol apontava o tricolor com apenas 1,8% de chances de voltar à Série A, a situação está mais favorável 15 dias depois. Mesmo só tendo vencido uma das duas partidas (Barueri e Criciúma) que disputou até então as possibilidades de o Bahia voltar à elite do futebol nacional subiram para 4%, de acordo com o site Infobola.

Treinador pode repetir a escalação

O técnico Roberto Cavalo depende apenas de uma resposta do lateral-esquerdo Ávine para definir o Bahia que enfrenta o Paraná hoje. Com dores no tornozelo, o atleta será reavaliado pelo departamento médico antes da partida. Caso seja liberado, Cavalo conseguirá o feito de, pela primeira vez, repetir a escalação da equipe de uma partida para outra.

Apesar da vontade de manter o time, que o agradou na vitória por 2 a 0 diante do Criciúma, o treinador não quer forçar o lateral. “Vamos conversar com ele (Ávine). Não quero que ele entre em campo sem estar 100%, até porque teremos dois jogos em casa em seguida”, comentou Cavalo. Caso Ávine seja vetado, Adílson será o titular na lateral-esquerda.

Voltando de lesão, o meia Elias ficará como opção no banco de reservas. Ele será o jogador mais ofensivo à disposição do treinador para qualquer mudança durante a partida. Isso porque Charles e Bruno Cazarine não estão agradando Cavalo, Mário foi considerado muito novo e Marcelo Ramos pediu para retornar apenas na partida de sexta-feira contra o Juventude. “Mas não é por isso que a equipe vai ter uma postura defensiva. Vamos para vencer a partida”, disse o treinador.

A possibilidade de a equipe que venceu o Criciúma ser repetida anima o volante Fausto. Para ele, além da escalação, os jogadores têm de repetir em campo o futebol apresentado em Feira de Santana. “Temos que impor um ritmo de jogo forte lá também. Com informações da Tribuna da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário