Leonardo Silva pode ser titular no clássico

O técnico Vagner Mancini disse que pode escalar o zagueiro Leonardo Silva como titular no clássico contra o Bahia, no domingo. Ainda assim, o time só começa a ser definido nesta quinta-feira, quando o treinador comandará um coletivo.

O treinador terá o desfalque do atacante Rodrigão, que está suspenso, para a partida do fim de semana. Marcelo, dos juniores, é um possível substituto. Além disso, Mancini ainda não sabe se poderá contar com o meia Jackson, que não treina desde segunda com o calcanhar inflamado.

Como aconteceu nesta quarta, o treinador do Vitória pretende continuar treinando com portões fechados.

– Pretendo ensaiar algumas jogadas e não seria interessante que fossem filmadas. É um jogo especial e um pouco de mistério é bom – explica Mancini ao site oficial do clube. ► Quem será o herói?

No retrospecto dos 35 clássicos realizados no Barradão, o Vitória é absoluto sobre o rival. Mas há quase dois anos o rubro-negro não vence em casa – a última vez, em 22 de janeiro de 2006. Domingo, o desafio. Encerrar o tabu e começar nova escrita. O Leão parou em 21 vitórias, deixou o adversário reagir. Contudo, são apenas seis triunfos e oito empates.

À exceção do goleiro Ney, que terá a responsabilidade de evitar que o Bahia entre na história, “do lateral-direito ao ponta-esquerda” todos têm chances de passar para a posteridade dos cem gols. Bida, Marquinhos e até o júnior Marcelo.

Na história, vantagem ampla também nos gols marcados. Dos 99, a linha ofensiva do Vitória tem 63 contra 36. O meia Adoílson, no Baiano de 1995, fez as “honras da casa”, triunfo por 2×0. Mas o principal artilheiro é Ramon Menezes, que na mesma partida fez o segundo. No mesmo ano, o “reizinho do Barradão”, como passou a ser chamado pelos torcedores, fez mais quatro. Em mais três jogos.

Outros jogadores se notabilizaram em clássicos disputados no Barradão. Como o próprio Adoílson e, mais recente, o meia Fernando. O atacante Nadson, em 2003, estava no banco de reserva e entrou no segundo tempo quando a sua equipe perdia. Fez bonito: marcou os três gols da virada de 3×2 e conquistou a torcida.

► Candidatos

Ramon Menezes: Maior goleador dos confrontos no Barradão. Tem arma decisiva: cobra bem faltas e pênaltis: “O mais importante no clássico é buscar a vitória o tempo todo. Tenho o orgulho dos cinco gols na história dos clássicos e vou ficar mais feliz ainda se marcar o centésimo. Se o Vitória ganhar, daremos passo decisivo em função do nosso objetivo que é o bicampeonato”.

Diego Silva: No Vitória, fez apenas um gol. Atacante só se mantém justamente quando deixa sempre a marca de goleador. “É verdade que domingo pode acontecer o centésimo gol nos clássicos? Que bom se eu fizer! O mais significativo é que nós consigamos ganhar o Ba-Vi e não importando quem faça o gol. Mas é sempre bom fazer gol em grandes jogos”.

Marcelo Batatais: Zagueiro-artilheiro, com cinco gols, o seu forte são as finalizações de cabeça. “O primordial é sair vencedor. Se aparecer a oportunidade, claro, vou tentar fazer. A minha é evitar que o adversário chegue na nossa área para marcar o gol. Vou, claro, ficar muito feliz se marcar o centésimo. Acontecendo, entrarei na história do clube”.Globo/Correio da Bahia/Adaptados

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário