I Conferência Gigante Tricolor Luiz Osório

O especialista em marketing e planejamento esportivo, Marco Aurélio Klein, professor da Fundação Getúlio Vargas e autor de “O Almanaque do Futebol Brasileiro” fará a abertura da Conferência Gigante Tricolor, que terá o nome do médico Luiz Osório Vilas-Boas de Mendonça, na próxima terça-feira (26.02), às 9h, no Centro de Convenções. O governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique deverão estar presentes na mesa de abertura dos trabalhos. Depois da solenidade, que contará com o “grito” tricolor do publicitário Bruno Cartaxo e da Filarmônica de Maracangalha, de São Sebastião do Passé, que irá executar o Hino do Esporte Clube Bahia, serão instalados os cinco grupos temáticos da Conferência.

No grupo I , “Campanha de novos sócios”, o palestrante será o professor e diretor do Bloco Camaleão, Joaquim Nery, que irá abordar “Como o Bahia pode ser um show de profissionalismo como o Carnaval da Bahia”.

No grupo II, “Divisões de base, previdência e assistência aos atletas”, os palestrantes serão Raimundo Nonato Tavares, o Bobô, que irá abordar “Só a divisão de base pode salvar o o Bahia”; o professor de Direito Previdenciário, Ivan Kertzman, que irá discorrer sobre “Como ficam os jogadores depois que penduram as chuteiras” e o psicólogo Rafael Tedesqui, que irá focar a questão psicológica dos atletas em “A vitória não está só nos pés: ela depende da mente”.

No grupo III, “Marketing e licenciamento de produtos”, os palestrantes serão o especialista em marketing, Ênio Carvalho, que vai fazer uma exposição sobre “Bahia: uma mina de ouro abandonada”, e o representante de material esportivo, Fábio Baun, que irá abordar o tema “Um grande clube, uma grande marca”No grupo IV, “Planejamento e gestão do futebol profissional”, o palestrante será o economista e presidente da Ebal, Reub Celestino, que irá tratar de “Bahia: a cesta de alegria do povo”.

No grupo V, “Patrimônio e estádio”, o palestrante será o engenheiro Carl Von Hauenschild, que irá discorrer sobre “Estádios do mundo onde cabe a torcida do Bahia”.

A Conferência será encerrada às 18h, com uma plenária final e palestra do publicitário e torcedor do Esporte Clube Bahia, Nizan Guanaes.

Além das discussões nos grupos temáticos, a Conferência ainda terá o lançamento de uma série de 20 “cards” com fotos de grandes ídolos do Bahia, a exemplo de Bobô, Eliseu, Osni, Charles, Douglas, Zé Carlos, Romero, Thyrso, Marito, Emerson, Ruy, Raudinei, além dos elencos do Hepta, de 1973 a 1979, do Tetra, de 1981 a 1984 e o do time campeão brasileiro de 1988. Sserá lançado, também, o livro “Raudinei aos 46”, do professor Luís Antonio Gomes.

Durante a Conferência, o blog “baheaminhaporra” também vai organizar um concurso para escolher o torcedor do Bahia mais original. Aquele que comparecer ao Centro de Convenções com a fantasia mais criativa (atenção super-homens, mulheres maravilhas) será premiado. O primeiro lugar irá receber um computador de última geração da Netgate. O segundo, um kit completo de material esportivo da Casa do Tricolor. O terceiro, um vale-compras em supermercado.

Para homenagear os campeões brasileiros de 1988, a Minilab irá colocar à disposição dos torcedores fotografias instantâneas com os heróis do Bi. No saguão do Centro de Convenções, serão exibidos vídeos e filmes sobre jogos e jogadores do Bahia a cargo do videomaker Albino Brandão. Nomes da música como Ricardo Chaves, Cid Guerreiro, Lazzo, Edil Pacheco, Armandinho e Lui Muritiba estarão presentes. ASerá exibido também um vídeo sobre a reforma de Pituaçu, futuro estádio do Bahia. Para a criançada, serão distribuídos brindes para aqueles que acertarem o gol, em mais uma promoção da Casa do tricolor.

ELEIÇÕES

Durante todo o dia de realização da Conferência uma urna de dois metros de altura, revestida em filme transparente, estará à disposição de todos os torcedores para uma eleição simulada para presidente do Esporte Clube Bahia. Para votar é simples: bastará informar o nome, e-mail e número do RG. “Pelo voto livre e direto, vamos auferir em quem o torcedor do Bahia gostaria de votar para presidente do clube”, diz Fernando Jorge Carneiro, do Movimento Unidade Tricolor.

FUNCIONAMENTO

A I Conferência Gigante Tricolor Luiz Osório está sendo promovida pela Associação Bahia Livre, movimentos Unidade Tricolor, Diretas Já e Independência Tricolor, e as torcidas Povão e Bamor. Grandes nomes do futebol brasileiro irão debater questões como marketing esportivo, planejamento estratégico, democracia e, é claro, futebol. Qualquer torcedor – associado ou não – poder participar, discutindo os meios de levar o Bahia de novo a ser um clube gigante.

“Ao final da Conferência, cada um dos cinco grupos temáticos vai elaborar um documento sobre aquelas questões específicas, que serão reunidas em um plano de trabalho para a gestão 2008-2011 do Esporte Clube Bahia. A nossa idéia é que o torcedor tenha uma postura participativa, discuta e aponte caminhos para ajudar o Bahia a sair dessa crise em que ele se arrasta há quase uma década”, explica o publicitário Fernando Passos.

“O Plano de Trabalho, obtido a partir dos resultados da I Conferência, será mais detalhado. Serão realizados estudos e comparativos que possam torná-los concretos, factíveis. A partir da contribuição participativa dos torcedores, entram em campo os economistas, administradores e gestores que irão dar um caráter operacional às idéias que emergiram da salutar e democrática participação dessa maravilhosa torcida tricolor”, diz o professor Nelson Cerqueira, reitor da FIB, que será um dos coordenadores da elaboração final do plano de trabalho.
“Luiz Osório estava participando das nossas reuniões de planejamento, quando, infelizmente, aconteceu esse infortúnio. Por isso vamos homenageá-lo, batizando a Conferência com o seu nome. Em novembro, no Hotel da Bahia, fizemos a entrega de uma placa a D. Sandra Badaró, sua esposa, em agradecimento pelos relevantes serviços prestados por ele ao Esporte Clube Bahia e decidimos tomar emprestado o nome dele para batizar a I Conferência. Acredito que ela será um divisor de águas na história do Bahia”, explica Fernando Jorge Carneiro, do Movimento Unidade Tricolor.

Jorge Pires, do grupo Independência Tricolor, ressalta que a Conferência é uma velha aspiração da torcida. “Ela se ressente de um canal próprio para ajudar o clube, já que o quadro de associados do Bahia é muito reduzido. Vamos tentar sacudir o marasmo e a poeira que tomou conta do velho Bahia”, ressalta Pires.

“Com a Conferência, vamos aproveitar para discutir o Bahia que a gente quer. E, com certeza, não é este que aí está, sem estádio, sem planejamento, carecendo de tudo”, diz Ivan Carvalho, da Associação Bahia Livre.

Autor(a)

Deixe seu comentário