Bahia leva vantagem sobre o Botafogo em mata-matas; confira

Essa será a quarta vez que Bahia e Botafogo se enfrentam em mata-matas.

Foto: Marcio Alves

Atravessando um momento complicado, com quatro tropeços seguidos, derrotas para Cuiabá (2×1) e Corinthians (1×0) e empates com Atlético-GO (1×1) e Internacional (1×1), o Esporte Clube Bahia dá uma pausa no Campeonato Brasileiro e inicia a decisão por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, nesta terça-feira, às 21h30, diante do Botafogo, no Estádio Nilton Santos.

Essa será a quarta vez que Bahia e Botafogo se enfrentam em mata-matas, e o Bahia tem ampla vantagem. Pela Copa do Brasil, os times se enfrentaram nas oitavas de final de 1990, e o Esquadrão levou a melhor vencendo por 1 a 0 em casa, com gol de Marquinhos, e empatou na volta em 1 a 1. Washington marcou para os cariocas, enquanto Hélio deixou tudo igual para o tricolor.

Em 2018, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Bahia derrotou o Botafogo na ida por 2 a 1 na Fonte Nova, com gols de Eric Ramires e Clayton. Rodrigo Pimpão fez para os cariocas. Na volta, o tricolor perdeu por 2 a 1, mas avançou nos pênaltis por 5 a 4. Edigar Junio fez o gol tricolor na volta, enquanto Rodrigo Pimpão e Luiz Fernando anotaram para o Fogão.

As equipes também se encontraram na semifinal da Taça Brasil 1963. O Bahia venceu por 1 a 0 em Salvador, com gol marcado por Miro, e empatou por 0 a 0 no Rio de Janeiro, garantindo vaga na final, mas perdendo o título para o Santos de Pelé, tomando 6 a 0 no jogo de ida e 2 a 0 na volta.

Na história do confronto, Bahia e Botafogo já se enfrentaram 55 vezes, com 21 triunfos tricolores, 17 empates e 17 derrotas. O último jogo entre as equipes ocorreu nesta temporada, quando o Esquadrão  time o rival carioca por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, em duelo válido pela 5ª rodada do Brasileiro. O Tricolor abriu o placar com Everaldo, enquanto o Botafogo empatou com Jeffinho. Nos minutos finais, Rafael Ratão garantiu o triunfo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário