O Botafogo demonstrou interesse na contratação do lateral-direito Gilberto, de 31 anos, que pertence ao Esporte Clube Bahia. Segundo informação do portal UOL Esporte, o clube carioca fez uma sondagem pelo jogador, mas a cúpula tricolor descartou abrir negociações. Apesar de ter perdido a titularidade para Santiago Arias, Gilberto é visto como uma peça importante do elenco.
Gilberto chegou ao Bahia em julho de 2023, adquirido junto ao Benfica, de Portugal. Ele chegou para suprir a carência na lateral-direita, que naquele momento tinha Vitor Jacaré atuando improvisado na posição. O lateral chegou com expectativa elevada pelo currículo, mas ainda não rendeu o esperado.
Natural do Rio de Janeiro, Gilberto Moraes Júnior surgiu no CFZ-RJ e chegou ainda jovem ao Botafogo para integrar à divisão de base, sendo promovido ao profissional em 2012. Teve uma breve passagem pelo Internacional em 2014, por empréstimo, mas retornou ao Fogão em 2015 e no meio do ano foi negociado com a Fiorentina, da Itália. No futebol italiano, passou também por Hellas Verona e Latina, mas sem conseguir se firmar.
Retornou ao futebol brasileiro em 2017 para defender o Vasco, por empréstimo da Fiorentina. Fez 42 jogos pelo Cruz-Maltino, e em 2018, foi emprestado ao Fluminense, ficando por duas temporadas. Ao todo, foram 101 jogos, com 11 gols marcados e 8 assistências. Em 2020, foi negociado pelo Fluminense com o Benfica, de Portugal, onde disputou 106 partidas, com 8 gols marcados e 7 assistências. Contratado em julho de 2023 pelo Bahia, disputou ao todo 36 jogos, com um gol marcado e quatro assistências.