O técnico Renato Paiva ganhou mais uma opção para armar o time que enfrenta o São Paulo, no domingo, às 11 horas, no Estádio do Morumbi. O atacante Rafael Ratão teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quinta-feira e já pode estrear pelo Esporte Clube Bahia. O jogado, de 27 anos, estava atuando no Toulouse, da França, e foi contratado por R$ 13,3 milhões. Ele assinou até dezembro de 2026.
Natural de São Paulo, Rafael Rogério da Silva, mais conhecido como Rafael Ratão, surgiu nas divisões de base do São Paulo, mas se profissionalizou na Ponte Preta, em 2012. Rodou também no futebol brasileiro por clubes como Penapolense, Boa Esporte, Guaratinguetá, Náutico, Atlético Tubarão, Luverdense, Grêmio Novorizontino e Oeste.
Sua primeira experiência fora do país foi no futebol japonês, defendendo o Albirex Niigata. Teve também uma passagem rápida pelo Chungju Hummel, da Coreia do Sul, e pelo Zorya, da Ucrânia. Na Eslováquia, atuou de 2019 até meados de 2021 pelo Slovan Bratislava, disputando ao todo 86 jogos e marcando 30 gols. Foi contratado pelo Toulouse em setembro de 2021, onde vem se destacando. Até aqui, são 62 jogos, com 19 gols marcados e 6 assistências.
- Ratão revela sonho premonitório e diz ter recusado propostas para jogar no Bahia
- Jacaré retorna após 2 meses e reforça o Bahia contra o São Paulo
- São Paulo x Bahia: Informações sobre ingressos para torcida visitante
- Com novo reforço em campo, Bahia treina para enfrentar o São Paulo
- Atacante do Bahia está na mira de clube da Rússia, diz jornalista