Bahia busca quebrar tabu diante do Cuiabá para manter os 100% em casa

Até aqui, em quatro partidas, o tricolor nunca venceu o adversário.

Foto: Felipe Oliveira / E.C Bahia

Depois do triunfo importantíssimo fora de casa, derrotando o Athletico-PR, por 3 a 1, na Ligga Arena, o Esporte Clube Bahia volta a campo neste sábado buscando manter os 100% de aproveitamento como mandante na Série A para colar nos líderes Botafogo e Palmeiras. O Esquadrão enfrenta o Cuiabá, às 16h, na Arena Fonte Nova, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

O Esquadrão ocupa a 4ª colocação, com 30 pontos, e se vencer, assume a 3ª colocação, superando o Flamengo, que tem 31 pontos, e iguala as pontuações de Botafogo e Palmeiras, que dividem a liderança com a diferença de apenas um gol de saldo. O Tricolor só não ultrapassa os rivais por conta do saldo de gols – precisaria de uma goleada de 7 gols. Já o Dourado é o primeiro time fora do Z-4, em 16º, com 14 pontos.

O Bahia busca quebrar um tabu incômodo diante do Cuiabá. Até aqui, em quatro partidas, o tricolor nunca venceu o adversário. No primeiro confronto, em 7 de agosto de 2021, valendo pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, os times empataram por 1 a 1 na Arena Pantanal. Rodriguinho abriu o placar para o Esquadrão (que era treinado por Dado Cavalcanti), mas Pepê igualou para o Dourado, que era treinado por Jorginho.

No dia 21 de novembro do mesmo ano, agora sob o comando de Guto Ferreira, outro empate, agora por 0 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada. Em 2023, os times se reencontraram no dia 8 de julho, na Arena Pantanal, pela rodada 14 da Série A, e novamente um empate por 1 a 1. Deyverson abriu o placar cobrando pênalti, mas o Tricolor (comandado por Renato Paiva) buscou o empate com gol contra de Alan Empereur.

No returno da Série A de 2023, agora comandado por Rogério Ceni,  o Bahia tomou 3 a 0 do Cuiabá, na Arena Fonte Nova, com gols marcados por Deyverson, Isidro Pitta e Ronald Lopes. O Esquadrão lutou contra o rebaixamento até a última rodada, mas conseguiu escapar goleando o Atlético-MG por 4 a 1 e contando com derrota do Santos para o Fortaleza por 2 a 0 na Vila Belmiro.

Quem apita Bahia x Cuiabá é o árbitro Davi de Oliveira Lacerda, do Espírito Santo. Ele terá como assistentes Eduardo Goncalves da Cruz e Douglas Pagung. O quarto árbitro será o paranaense Kleber Ariel Goncalves da Silva. Na arbitragem de vídeo, o responsável será o mineiro Emerson de Almeida Ferreira, com o auxílio de Fabricio Porfirio de Moura, José Ricardo Vasconcellos Laranjeira e Ricardo Marques Ribeiro.

Jogos da 17ª rodada da Série A:

Sábado, 13/07
16h00 – Cruzeiro x RB Bragantino
16h00 – Bahia x Cuiabá

Terça-feira, 16 de julho
19h00 – Juventude x Atlético-MG
21h00 – Corinthians x Criciúma

Quarta-feira, 17 de julho
19h00 – Atlético-GO x Vasco
20h00 – São Paulo x Grêmio
21h30 – Botafogo x Palmeiras
21h30 – Fortaleza x Vitória

Adiados:
Internacional x Flamengo
Fluminense x Athletico-PR

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário