Com virada no Ba-Vi, Vitória iguala a 2ª maior série invicta da história do Barradão

A vitória no Ba-Vi deu ao Leão a vantagem de jogar pelo empate no segundo jogo da final e também ampliou a invencibilidade.

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O clássico Ba-Vi deste domingo caminhava para quebrar uma invencibilidade de 9 meses do Esporte Clube Vitória atuando no Estádio Manoel Barradas, e justamente diante do maior rival, em uma partida de final de Campeonato Baiano. No entanto, o retrospecto mais uma vez mostrou que não é fácil bater o Leão dentro do seu santuário. Nem mesmo nas adversidades, quando o adversário abre uma vantagem confortável, nada abala o psicológico do time comandado por Léo Condé.

 

O Vitória estava perdendo por 2 a 0, aos 20 minutos do segundo tempo, e naquele momento, diante do cenário que se apresentava o jogo, até um empate poderia ser comemorado como uma vitória, contudo, empurrado pela sua torcida, que não parou de cantar em nenhum momento, o Leão não apenas alcançou o empate com dois gols de Mateus Gonçalves, mas virou aos 53 minutos com Iury Castilho, conquistando uma vitória heroica, por 3 a 2, e abrindo vantagem na decisão do Baiano.

A vitória no Ba-Vi deu ao Leão a vantagem de jogar pelo empate no segundo jogo da final e também ampliou a invencibilidade atuando no Estádio Manoel Barradas. Agora são 23 partidas seguidas sem perder dentro de casa, com 19 vitórias e 4 empates. Em 2024, o Rubro-Negro ainda não perdeu como mandante, somando 9 vitórias e 1 empate.

O Leão igualou a segunda maior séria invicta do clube na história do Barradão, que foi entre 22 de janeiro de 2012 e 28 de julho de 2012, com 16 vitórias e 7 empates. A maior sequência invicta é de 27 jogos, entre 20 de janeiro de 2002 e 9 de outubro de 2002, com 21 vitórias e 6 empates, um aproveitamento de 85,2%.

A última derrota do Vitória dentro no Barradão aconteceu no dia 11 de junho do ano passado, quando perdeu por 1 a 0 para o Criciúma, ainda pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O aproveitamento impecável como mandante foi determinante para o Leão não apenas conquistar o acesso, como terminar a Série B com o título.

Últimos 23 jogos do Vitória no Barradão:

2024
Vitória 3 x 2 Bahia (Baiano)
Vitória 3 x 0 Treze (Copa do Nordeste)
Vitória 4 x 1 Barcelona-BA (Baiano)
Vitória 3 x 1 Itabaiana (Copa do Nordeste)
Vitória 3 x 0 Atlético-BA (Baiano)
Vitória 1 x 1 Náutico (Copa do Nordeste)
Vitória 3 x 2 Bahia (Baiano)
Vitória 3 x 1 ABC (Copa do Nordeste)
Vitória 3 x 0 Juazeirense (Baiano)
Vitória 1 x 0 Bahia de Feira (Baiano)

2023
Vitória 1 x 0 Sport (Série B)
Vitória 1 x 1 Vila Nova (Série B)
Vitória 0 x 0 Juventude (Série B)
Vitória 2 x 0 Guarani (Série B)
Vitória 1 x 0 Tombense (Série B)
Vitória 3 x 0 Avaí (Série B)
Vitória 0 x 0 Mirassol (Série B)
Vitória 2 x 0 Botafogo-SP (Série B)
Vitória 1 x 0 Ceará (Série B)
Vitória 2 x 0 ABC (Série B)
Vitória 1 x 0 Chapecoense (Série B)
Vitória 2 x 1 Novorizontino (Série B)
Vitória 2 x 1 Sampaio Corrêa (Série B)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário