Bahia reencontra Argel e tem tabu para quebrar diante do Caxias

O Bahia jamais venceu o Caxias. Foram três jogos, com duas derrotas e um empate.

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

O Esporte Clube Bahia tem mais um jogo decisivo nesta terça-feira (12), quando enfrenta o Caxias, às 21h30, no Estádio Francisco Stédile (Centenário), em Caxias do Sul, pela segunda fase da Copa do Brasil. Assim como na primeira fase, a decisão é em partida única, contudo, o visitante não tem mais a vantagem do empate. Agora, se terminar em igualdade, o classificado será definido na disputa por pênaltis.

 

Na primeira fase, o Bahia eliminou o Moto Club, goleando por 4 a 0, no Estádio Nhozinho Santos, no Maranhão, com gols de Estupinan, Jean Lucas, Cauly e Rafael Ratão, enquanto o Caxias eliminou a Portuguesa Santista com uma vitória por 1 a 0, no estádio Ulrico Mursa, em Santos, com gol de Gabriel Silva.

O Caxias iniciou a temporada com Gerson Gusmão no comando técnico. Ele foi responsável pela conquista do acesso à Série C no ano passado. Porém, com o início de ano oscilante, o clube decidiu pela saída do treinador e trouxe Argel Fuchs, velho conhecido do torcedor baiano. Em 2017, quando treinava o Vitória, Argel se envolveu em uma série de confusões com jogadores e comissão técnica do Bahia durante alguns clássicos.

Em 2024, o Caxias soma 6 vitórias, 4 empates e 3 derrotas em 13 jogos. Marcou 17 gols e sofreu 14. O time comandado por Argel Fuchs vem de quatro vitórias consecutivos. Já o Bahia soma 12 triunfos, 1 empate e 3 derrotas, 36 gols marcados e 11 sofridos. Os comandados de Rogério Ceni venceram os últimos seis jogos.

TABU PARA QUEBRAR

O Bahia jamais venceu o Caxias. Foram três jogos (todos eles no Sul), com duas derrotas e um empate. O primeiro encontro entre os dois times aconteceu em julho de 1978, pelo Brasileiro, terminando em um empate por 1 a 1, em Caxias do Sul. Beijoca marcou para o tricolor, mas Paulo César Tatu empatou. Em setembro de 2004, os times se reencontraram, agora pela 21ª rodada da Série B, novamente em solo gaúcho. Jajá marcou, de cabeça, o gol da vitória gaúcha.

O último encontro entre os dois times aconteceu em julho de 2005, pela 13ª rodada da Série B, quando o Tricolor perdeu fora de casa por 2 a 1, em jogo que marcou a reestreia de Carlos Amadeu pelo time baiano. Cris abriu o placar para o Caxias, Jóbson igualou para o Esquadrão, mas aos 50 minutos, o zagueiro Roni marcou de pênalti.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário