Morre Zagallo, recordista em participações e títulos de Copa do Mundo

Zagallo é recordista em participações em Copas do Mundo, com sete.

Foto: Reprodução

O futebol está de luto. Morreu nesta sexta-feira, aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo, uma lenda do futebol brasileiro e mundial. Zagallo é recordista em participações em Copas do Mundo – sete ao todo, e único a ter quatro títulos do principal torneio de seleções, duas como jogador (1958 e 1962), uma como técnico, em 1970, no México, e outra como coordenador-técnico, em 1994, nos Estados Unidos. Ele também foi finalista da Copa de 1998, mas perdeu a decisão para a França de Zidane. A causa da morte não foi divulgada.

 

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, postou a assessoria. 

O Velho Lobo começou sua carreira em 1949, no America-RJ. Jogava como ponta-esquerda. Logo, transferiu-se para o Flamengo, onde ficou por quase uma década. Depois, projetou ainda mais sua carreira no Botafogo, clube que o abraçou por sete anos e no qual ele contou com a companhia de Garrincha, Didi e Nilton Santos.

Ao lado de títulos e de uma sequência vitoriosa sem igual no futebol, Zagallo também fez história por seu temperamento, frases de efeito, bordões e superstições. Após a conquista da Copa América de 1997, num desabafo que mirava parte da crítica, soltou o sonoro “vocês vão ter que me engolir”. Outra característica lúdica sua está associada ao apego pelo número 13, sempre formulando frases com 13 letras.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário