Exatamente um mês após a goleada de 4 a 1 sobre o Atlético-MG, que garantiu a permanência na elite do futebol nacional, o Esporte Clube Bahia inicia sua pré-temporada neste sábado (06) sem nenhum reforço anunciado, mas com expectativa de caras novas, como o volante Jean Lucas e o meia Everton Ribeiro, que estão acertados. O primeiro foi adquirido junto ao Santos, enquanto o segundo ficou livre no mercado após não renovar com o Flamengo.
A torcida tricolor segue ansiosa por anúncios, mas até o momento, apenas saídas. Deixaram o Bahia o goleiro Matheus Claus, o zagueiro Raul Gustavo, o meia Lucas Mugni e o atacante Vinícius Mingotti. O primeiro está livre no mercado, o segundo assinou com o Ceará, enquanto o terceiro retornou ao Athletico-PR.
O lateral-esquerdo Camilo Cándido recebeu uma proposta do Cruz Azul e antecipou sua saída. Ele estava emprestado até junho de 2024 pelo Nacional-URU. O goleiro Dênis Júnior, o lateral-direito Douglas Borel e o atacante Marco Antônio, que estavam emprestados em 2023, não retornam para 2024. Eles irão defender no próximo ano Vila Nova, Portuguesa e Remo, respectivamente.
No dia 9, terça-feira, o elenco principal viaja para Manchester, na Inglaterra, onde utilizarão as instalações do Manchester City, principal clube do Grupo City, para realização dos primeiros treinamentos do ano. O retorno da delegação para Salvador está previsto para o dia 21 de janeiro.
Com isso, nas duas primeiras rodadas do Campeonato Baiano, contra Jequié e Atlético de Alagoinhas, nos dias 17 e 21, respectivamente, o Esquadrão entrará em campo com um time alternativo, que terá vários atletas do sub-20 e será comandado por Rogério Ferreira.
De acordo com o Bahia, a pré-temporada em Manchester faz parte do processo de integração entre os clubes. Na Inglaterra, o Bahia aproveitará de toda a estrutura do City para voltar ao Brasil pronto para o restante da temporada. Em 2024, o Esquadrão vai disputar Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A.