Três times conquistaram acesso na última rodada na Série B de pontos corridos

Bahia e Vasco tiveram chances de carimbar o acesso antecipadamente, mas fracassaram.

Foto: Divulgação

O Campeonato Brasileiro da Série B 2022 chega na sua última e decisiva rodada ainda com indefinições. Na parte de baixo da tabela, Novorizontino e CSA lutam contra o rebaixamento. O time alagoano aparece um degrau acima do Z-4, na 16ª colocação com 42 pontos, um ponto acima do time paulista, e depende apenas de si para sacramentar a permanência. Na última rodada, o Azulão enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, enquanto o Novorizontino visita o Operário em Ponta Grossa. Já na parte alta, duas vagas ainda estão em aberto no G-4. Apenas Cruzeiro e Grêmio conseguiram subir com antecedência.

 

Bahia e Vasco tiveram chances de carimbar o acesso antecipadamente, mas fracassaram, e vão para a última rodada precisando pontuar, mas dependendo apenas das próprias pernas. Na 3ª colocação, com 59 pontos, o Esquadrão precisa de um empate diante do CRB, no Rei Pelé. Mesmo se perder, só deixa o G-4 caso o Sport (6º com 56) goleie o Vila Nova em Goiânia. Já o Cruz-Maltino, em 4º com 59 pontos, tem confronto direto contra o Ituano (5º com 57) e não pode perder.

Em apenas três das 16 edições da Série B de pontos corridos um time que estava fora da zona de classificação confirmou o acesso ao final da 38ª rodada. O primeiro a conquistar esse feito foi o Avaí, em 2014. O time catarinense chegou a última rodada no 6º lugar, com 59 pontos, empatado com o Boa Esporte, que tinha uma vitória a mais. O Leão da Ilha venceu o Vasco, por 1 a 0, e terminou em 4º, superando o Boa, que foi derrotado pelo Icasa, por 3 a 2. O Atlético-GO, que é o 5º, perdeu para o Santa Cruz, por 3 a 2. Junto com o Avaí, também subiram Joinville, Ponte Preta e Vasco.

O segundo time a conseguir o acesso entrando no G-4 na última rodada foi o CSA, em 2018. O clube alagoano estava na 5ª posição com 59 pontos, mesma pontuação da Ponte Preta, que era o 4º, perdendo apenas no saldo de gols. Na rodada final, o time alagoano se aproveitou do empate da Macaca, goleou o Juventude por 4 a 0 e subiu ao lado de Fortaleza, Avaí e Goiás. No ano seguinte, em 2019, o Atlético-GO ficou com a última vaga para do América-MG. O time goiano era o 5º colocado com 61 pontos, mesma pontuação do Coelho, que tinha duas vitórias a mais. Na 38ª rodada, o Atlético empatou em 0 a 0 com o Sport, enquanto o Coelho perdeu para o São Bento, por 2 a 1. Na ocasião, também subiram Bragantino, Sport e Coritiba.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário