FIFA pede que seleções esqueçam batalhas “ideológicas ou políticas” na Copa

A Copa do Mundo, a primeira realizada no Oriente Médio, começa no dia 20 de novembro.

Gianni Infantino, durante coletiva na sede da Fifa, em Zurique Arnd Wiegmann/Reuters

A Fifa enviou para as seleções uma carta pedindo que foquem apenas no futebol na Copa do Mundo do Catar e esqueçam “batalhas” ideológicas ou políticas. A carta, assinada pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, e da secretária-geral, Fatma Samoura, chega num momento conturbado, com protestos de seleções sobre questões que vão desde direitos LGBTIQ a preocupações com o tratamento de trabalhadores imigrantes. A Anistia e outros grupos de direitos humanos querem que a Fifa indenize trabalhadores imigrantes no Catar por abusos de direitos humanos. O país reconheceu que existem “problemas” em seu sistema trabalhista, mas que a Copa permitiu que o país avançasse nos direitos dos trabalhadores.

 

“Por favor, vamos agora focar no futebol! Sabemos que o futebol não vive em um vácuo e estamos igualmente cientes de que existem muitos desafios e dificuldades de natureza política em todo o mundo. Mas, por favor, não deixem que o futebol seja arrastado para todas as batalhas ideológicas ou políticas que existem”, disseram Infantino e Samoura na carta às 32 nações que disputam a Copa do Mundo, de acordo com a Sky News.

“Se Gianni Infantino quer que o mundo ‘foque no futebol’, há uma solução simples: a Fifa pode finalmente começar a abordar as sérias questões de direitos humanos em vez de colocá-las para debaixo do tapete”, afirmou Steve Cockburn, chefe de justiça econômica e social da Anistia Internacional, em comunicado.

O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo do Catar, junto com Suíça e Sérvia (que fizeram parte do grupo Brasil em 2018) e Camarões. A estreia será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, último dia dos primeiros jogos da fase de grupos. O primeiro jogo do Mundial será entre Qatar e Equador.

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será disputada em novembro e dezembro. A mudança ocorreu para evitar o forte calor de junho e julho no Oriente Médio. Também será a primeira Copa no Oriente Médio. Por outro lado, será a última Copa do Mundo no atual formato, com 32 seleções. A partir de 2026, a Copa do Mundo terá 48 participantes, formato que foi aprovado pela Fifa em 2017.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário