FIFA pede que seleções esqueçam batalhas "ideológicas ou políticas" na Copa

FIFA pede que seleções esqueçam batalhas “ideológicas ou políticas” na Copa

A Copa do Mundo, a primeira realizada no Oriente Médio, começa no dia 20 de novembro.

FIFA pede que seleções esqueçam batalhas “ideológicas ou políticas” na Copa
Gianni Infantino, durante coletiva na sede da Fifa, em Zurique Arnd Wiegmann/Reuters

A Fifa enviou para as seleções uma carta pedindo que foquem apenas no futebol na Copa do Mundo do Catar e esqueçam “batalhas” ideológicas ou políticas. A carta, assinada pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, e da secretária-geral, Fatma Samoura, chega num momento conturbado, com protestos de seleções sobre questões que vão desde direitos LGBTIQ a preocupações com o tratamento de trabalhadores imigrantes. A Anistia e outros grupos de direitos humanos querem que a Fifa indenize trabalhadores imigrantes no Catar por abusos de direitos humanos. O país reconheceu que existem “problemas” em seu sistema trabalhista, mas que a Copa permitiu que o país avançasse nos direitos dos trabalhadores.

 

“Por favor, vamos agora focar no futebol! Sabemos que o futebol não vive em um vácuo e estamos igualmente cientes de que existem muitos desafios e dificuldades de natureza política em todo o mundo. Mas, por favor, não deixem que o futebol seja arrastado para todas as batalhas ideológicas ou políticas que existem”, disseram Infantino e Samoura na carta às 32 nações que disputam a Copa do Mundo, de acordo com a Sky News.

“Se Gianni Infantino quer que o mundo ‘foque no futebol’, há uma solução simples: a Fifa pode finalmente começar a abordar as sérias questões de direitos humanos em vez de colocá-las para debaixo do tapete”, afirmou Steve Cockburn, chefe de justiça econômica e social da Anistia Internacional, em comunicado.

O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo do Catar, junto com Suíça e Sérvia (que fizeram parte do grupo Brasil em 2018) e Camarões. A estreia será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, último dia dos primeiros jogos da fase de grupos. O primeiro jogo do Mundial será entre Qatar e Equador.

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será disputada em novembro e dezembro. A mudança ocorreu para evitar o forte calor de junho e julho no Oriente Médio. Também será a primeira Copa no Oriente Médio. Por outro lado, será a última Copa do Mundo no atual formato, com 32 seleções. A partir de 2026, a Copa do Mundo terá 48 participantes, formato que foi aprovado pela Fifa em 2017.

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Baiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com