Nesta quarta-feira (26), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) se reuniu com os clubes que irão disputar o Campeonato Baiano de 2023 para definir os detalhes da competição. O Estadual terá início no dia 10 de janeiro e encerramento no dia 9 de abril. A fórmula de disputa foi mantida. Os 10 clubes vão se enfrentar em 9 rodadas na primeira fase. Os quatro primeiros se classificam para a semifinal. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B. As semifinais, com jogos de ida e volta, acontecerão nos dias 12 e 19 de março, enquanto a final será nos dias 2 e 9 de abril.
Vão disputar o Baianão em 2023: Atlético de Alagoinhas, atual bicampeão, além de Bahia, Vitória, Jacuipense, Bahia de Feira, Juazeirense, Doce Mel, Barcelona de Ilhéus, Itabuna e Jacobinense. O Carcará sagrou-se campeão em 2021 vencendo na final o Bahia de Feira e esse ano venceu na final o Jacuipense.
Itabuna e Jacobinense vão disputar a Série A em 2023 após conquistarem o acesso na Série B desse ano. O Dragão do Sul foi campeão pelo placar agregado de 4 a 3. Eles assumem as vagas de Vitória da Conquista e UNIRB, que foram os rebaixados na última edição do Baianão.
- Endrick é o jogador mais novo a marcar um gol no Brasileiro de pontos corridos
- Arena Parque Santiago, em Salvador, será inaugurada no dia 1º de novembro
- Mesmo com 10, Bahia goleia o Vitória e vai à final do Baiano Feminino
- Torcida do Bahia esgota ingressos para decisão contra o Guarani
- Bellintani destaca fortalecimento da Copa do Nordeste e aumento da receita
- Vitória vai enfrentar time maranhense na 1ª fase da Pré-Copa do Nordeste
- Atletas da base do Bahia participam de atividade psicopedagógica no CT
- Davó quer seguir no Bahia em 2023, mas deixa conversa para depois
- Insatisfeitos, clubes farão AGE para cobrar transparência da Liga do Nordeste